Ações

Ĩequícĩpĩtanga

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Ĩequícĩpĩtanga

Rio afluente m.e. do 'Ipoíucâ' (Rio Ipojuca).


Natureza: riacho.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: Ĩequícĩpĩtanga (Iequicipitanga).


Nome atual: Jaquicipitanga (e possivelmente Rio Supitanga).


Nota:

Não localizou-se o nome deste rio no mapa moderno utilizado como como referência, o mapa do IBGE Geocódigo 2607208 Ipojuca - PE, todavia, vê-se na m.d. consta o ENGENHO SUPITANGA, o que é um forte indício para identifica-lo como o rio 'Ĩequícĩpĩtanga', e que seu nome atual seja o mesmo desse engenho.

No entanto, o mapa de Margrave mostra que a foz do 'Ĩequícĩpĩtanga' no 'Ipoiucá' (rio Ipojuca) fica a jusante da foz do rio 'Carâguaçû' (Rio Piedade), e não localizou-se nenhum rio ou riacho desembocando na m.d. do Ipojuca, entre esse rio e o rio 'Aramoiiá', que pudesse ser outro 'Carâguaçû' diferente do identificado neste estudo.

Assim, opta-se, neste estudo, por identificar esse rio como o ' Ĩequícĩpĩtanga', e admitir a possibilidade de que há um erro do seu posicionamento nesse mapa no BQPPB.

Citações:

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Iequicipitanga', afluente m.e. do 'Ipoiucâ' (Rio Ipojuca).

  • Nota: Esse rio está em posição diferente da do BQPPB, pois está a montante do 'Caraguaçu', posição essa que se supõe correta. No entanto, as imprecisões nesse mapa são tantas, que isso pode ser um erro que deu certo.

(Melo, 1931):

@ pg. 206:

"JAQUICIPITANGA — (Riacho afl. do Ipojuca) — Ant. Iequicipitanga, "parece corr. de y-quicin-pitanga, que se traduz água revolvida, ou água turva, vermelha". (Th. S., Ns. Ms.) — A. C.".

@ pg. 223:

"SUPITANGA — (...) — "Pode ser corr. de çoo-pitanga, bicho vermelho; como pode ser abreviação de çoó-açupitanga, alterado para suassupitanga e abreviado em Supitanga, que quer dizer — veado vermelho". (Th. S., Ns. Ms.) — A. C.".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 183:

"Pela direita recebe o Ipouica (Ipojuca) o Caraguaçu. Pela esquerda o Letão (Leitão), perto do engenho São Cosme, o Aramoiia, o Iequicipitanga e o riacho Panderama que se une, na costa de uma ilha, a Tatunca, que é a Tatuoca.".







Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Ĩequícĩpĩtanga". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/%C4%A8equ%C3%ADc%C4%A9p%C4%A9tanga. Data de acesso: 29 de março de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página