Ações

ᵭ Tapĩiy

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


ᵭ Tapĩiy

Aldeia de índios (brasilianos) com sinal de abandonada, na 'COPAĬBA', m.e. do 'Aràçàjĩ' (Rio Araçagi).

  • O símbolo no BQPPB deveria ser o de acampamento tapuia com o sinal de abandonado.


Natureza: aldeia de índios com sinal de abandonada.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: PARAIBA.


Nome atual: já estava abandonada em 1643 e não há notícia de tenha sido reocupada.


Nome histórico: ᵭ Tapĩiy (Tapiviorum, tapivis, tapuuys, Tapecuin).

Citações:

(Barléu, 1647):

@ pg. 225-226, relatando a entrada de Elias Herckmann pelos desertos da Copaoba::

"Depois chegaram a uma aldeia de Tapuias e nada encontraram além de umas choçazinhas arruinadas, quais costumam levantar, cobertas de fôlhas verdes chamadas carauatá. Continham singela alfaia, assaz módica para o uso de gente pobre. Havia uns vasos a que chamam cabaças, e umas panelas de barro, das quais se utilizavam êsses nossos andarilhos para cozer as carnes, que assam em espetos de pau. Acharam-se ainda chapéus, calçados, bandoleiras, instrumentos de pesca, arcos, setas, chocalhos, guizos, objetos de jôgo, mas tudo estragado e bolorento. Tais cousas, que se consideravam abandonadas, faziam acreditar terem os índios partido e fugido tumultuariamente. Era mais crível ter sido aquilo um aldeamento, não de Tapuias, mas de tapivís (302) ou de negros, habitantes do mato, conforme indicavam os chapéus e calçados. ".

@ pg. 392, Mário G. Ferri - NOTAS DO TRADUTOR:

"(302) "... non Tapujarum hunc pagum, sed Tapiviorum" (p. 221). Em Cardim há referência aos tapuuys, vizinhos dos Jacurujús e falando a mesma língua. Ou serão os Tupijós de Cardim, que vivem em casas e teem roças? Barléu de ordinário altera de tal forma as palavras que é difícil às vezes a identificação. Na carta ᵭ TAPIIY. Em Purchas, TAPECUIN. ".

  • Nota: o termo Tapĩiy significa acampamento na língua tupi, e é por essa razão que se propõe a possibilidade de se interpretar o topônimo como acampamento tapuia.

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 225:

"Margeando o Arassagi e seus tributários anônimos, Herckmann, numa atmosfera de fogo, visita malocas de Tapuias, restos silenciosos das moradas dos Cariris taciturnos, passa uma lagoa, repassa o Arassagi para direita, pelos afluentes, rio "Waterputten", onde é possível beber água nas cacimbas cavadas, e o Caraguatá que risca o limite extremo da expedição e do mapa, ao pé de um monte de rochas lisas, batizado com mera indicação descritiva: — Steenen Keerberg, o Monte de pedras do Retorno.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "ᵭ Tapĩiy". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/%E1%B5%AD_Tap%C4%A9iy. Data de acesso: 4 de abril de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página