Ações

2 Val∫che Huy∫em

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


2 Val∫che Huy∫em

Morros na m.d. do 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco' (Rio São Francisco), a montante de 'Klipeylanden (ilha fluvial)', na foz do Rio Jacaré.

Natureza: morros


Mapa: PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuáma


Capitania: CIRÎÎĬ


Nome histórico: 2 Val∫che Huy∫em.


Nome atual: ...

Possivelmente são dois morros com o formato triangular quando vistos subindo e na m.d. do rio, na foz do riacho na Fazenda Colete, município de Canindé de São Francisco-SE - informações obtidas no mapa IBGE Geocódigo 2801207 Canindé de São Francisco-SE.


Toponímia

Teensma, B. N. traduziu:

"Val∫che Huy∫em = valse huizen, casas falsas.".

Citação:

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 141:

"O primeiro topônimo português no mapa holandês é a Ilha do Ferro. À margem direita há um acampamento de Tapuias, Tapiria, n'altura da ilha. As indicações anteriores apenas mencionam asperidades, das Wachter, walsche huysen, klipeylanden, noções pouco simpáticas a uma colonização agrícola. O desenho, até a maloca indígena, faz correr o S. Francisco entre orlas de serras.".

  • Nota: A representação no mapa de Marcgrave do trecho do Rio São Francisco onde "O desenho ... faz correr o S. Francisco entre orlas de serras." assinala o canyon deste rio entre 'Den Wachter', próximo à cidade de Canindé de São Francisco - SE, até a barra do 'Ibĩtĩpuruã_cunhã' (Riacho Grande), 4 Km a montante da cidade de Pão de Açúcar-AL.


Citação deste verbete

Autor do verbete: Levy Pereira

Como citar:PEREIRA, Levy. "2 Val∫che Huy∫em". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/2_Val%E2%88%ABche_Huy%E2%88%ABem. Data de acesso: 23 de abril de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)