Ações

Agoapètĩba ou R. dos mortos

De Atlas Digital da América Lusa

Agoapètĩba ou R. dos mortos

Geometria

Coleção Levy Pereira


Agoapètĩba ou R. dos mortos

Riacho afluente m.e. do 'Icatû' (Rio Catu).


Natureza: rio.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: RIO GRANDE.


Nome atual: Riacho Pituba.


Nomes históricos: Agoapétiba (Aguapé-tiba, Rio dos Mortos).

Citações:

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 238-239:

"Pela direita o rio Icatu (Catu) e (sic) pela esquerda o Agoapetiba ou Rio dos Mortos (65) ...

65) O topônimo desapareceu como Agoapetiba mas resiste o RIO DOS DEFUNTOS, dando nome a um povoado que possui, para uso popular e teimoso, o nome de DEFUNTOS mas se diz, nos papeis públicos, MUNDO NOVO. O Rio dos Defuntos cai no riacho Cupuaba e este no Ararai que é afluente do canal de Papeba. Por que se chamou esse riozinho DOS DEFUNTOS?".

Notas:

O Rio dos Defuntos citado por L. da C.C. pertence à bacia do 'Paragoaçu' (Rio Ararai), portanto, não é o 'Agoapètĩba ou R. dos mortos'. Câmara Cascudo, instigado pela curiosidade, comenta sobre a denominação MORTO, ou defunto, tão estranha.

Observa-se que há um terceiro rio com esse nome, no Mapa RG (IAHGP-Vingboons, 1640) #51 CAPITANIA DE RIO GRANDE, desenhado desaguando na margem sul da 'Alagoa GԐroyra'. (Lagoa Guaraíra), designado 'R. ∂os Mortos.' (ou 'Rº. ∂os MԐrtԐs.' - há problema com a resolução da imagem desse mapa utilizada neste estudo) , que pode ser associado ao riacho que passa pelo povoado Piau, município de Tibau do Sul-RN.

Há reminiscências do topônimo MORTOS na área, e possivelmente o BQPPB, ao ser elaborado, teve esse topônimo associado ao 'Agoapetiba' por distração.


Citação deste verbete

Autor do verbete: Levy Pereira

Como citar:PEREIRA, Levy. "Agoapètĩba ou R. dos mortos". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Agoap%C3%A8t%C4%A9ba_ou_R._dos_mortos. Data de acesso: 23 de abril de 2024.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)