Ações

Aldea Vewaßou

De Atlas Digital da América Lusa

(Redirecionado de Aldea Vuawaßou)

Coleção Levy Pereira

Aldea Vewaßou

Acampamento tapuia (Aldea đ tapijya - Domicilium Tapijiarum) na m.e. do 'Salina Grande' (Rio Açu).


Natureza: acampamento tapuia.


Mapa:

MARITIMA BRASILIÆ UNIVERSÆ.


Capitania: Rio Grande.


Nome histórico: Aldea Vewaßou.


Nome atual: O acampamento está extinto, e possivelmente localizava-se nas cercanias do povoado Cuó, município de Ipanguaçu-RN.

  • Esta área está na cabeceira e na m.d. do Rio Pataxós e dista cerca de 1 Km do Rio Açu.


Notas:

1) Há incongruência:

- No quadro explicativo ('NOTULARUM EXPLICATIO') do BQPPB ao estabelecer a convenção para o símbolo aqui empregado, denominando-o 'Aldea đ tapijya - Domicilium Tapijiarum', pois as tribos tapuias eram nômades e estabeleciam acampamentos temporários, e não aldeias, que são ocupadas de forma relativamente permanente;

- Entre o nome do topônimo, 'Aldea', que significa aldeia, e a sua função, acampamento de tapuias.

(Margrave, 1648), Capítulo XII - Acerca dos costumes, e dos usos dos Tapuias, segundo a narração de Jacob Rabbi que vivera alguns anos entre eles - cita a ocupação temporária desse acampamento às margens do 'Otschunogh' (Rio Açu), pg. 281-282:

«Nos meses de março e abril a maior força das águas desce dos montes, de sorte que o rio Otschunogh se enche, e suas margens transborda e invade o lago vizinho Bayatag, pelo qual tempo colhem tanta quantidade de peixes, quantas mulheres possam levar dificultosamente para os acampamentos; e seus principais frutos que estão maduros. Mas quando o rio volta ao seu leito, regressam às moradas costumeiras, eles consagram à atividade à sementeira; principalmente porém plantam o maior milho ou "Maizium", vários legumes, e abóboras em forma de bilha.

...

Veneram principalmente o nascimento do sete-estrelo e aquelas estrelas adoram em lugar de divindade, cantando e conduzindo danças; particularmente no lugar para isto destinado, além de quarenta e cinco horas de jornada desde o Otschunoch, a onde vão acampar quando os frutos das florestas e dos campos na maior parte já estão maduros.».

2) O professor e arqueólogo Luiz Dutra, do Departamento de Arqueologia do Museu Câmara Cascudo (Natal-RN, Brasil), realizou escavações junto ao povoado Cuó, acima citado, encontrando vestígios de ocupação tapuia nesse local.


Etimologia:

Aldea - Termo de origem portuguesa, significando Aldeia, todavia, por se supor ser tapuia, deve ser um acampamento de uso frequente, dentro da rotina anual dos tareirús, possivelmente para a pesca na Lagoa Piató, que, possivelmente, é o lago 'Bayatagh' (Bachtag, ou Bacwatigh);

Vewaßou - Termo de origem nativa, possivelmente, Uuaussou, Uuassou, Uaçu (açu, é positivamente tupi), que tem relação com o nome do Rio Açu.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Aldea Vewaßou". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Aldea_Vewa%C3%9Fou. Data de acesso: 20 de setembro de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página