Ações

Aldeia de Nossa Senhora da Assunção da Tapepigtanga

De Atlas Digital da América Lusa

Aldeia de Nossa Senhora da Assunção da Tapepigtanga

Geometria Ponto

Histórico

Denominação Início Término
Aldeia de Nossa Senhora da Assunção da Tapepigtanga
Populacao > Aldeia
1561 1564
por André Soares ANZOLIN
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


Fundada em 1561, a aldeia de Nossa Senhora da Assunção de Tapepigtanga chegou a reunir aproximadamente 4 mil índios (em sua maioria Tupinambá) [1]. Localizava-se na região do Camamu, próxima a aldeia de São Miguel. Em 1563, segundo estimativa do Pe. Leonardo do Valle, uma epidemia de varíola vitimou aproximadamente 1080 índios nesta povoação. [2] A aldeia foi abandonada em 1564.


Referências

  1. LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro; Lisboa: Portugália, 1938-1950, v.II,p.49,50
  2. AZPILCUETA NAVARRO, João de; e Outros. Cartas avulsas, 1550-1568. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Ed. da USP, 1988. Carta L, p.384.



Citação deste verbete
Autor do verbete: André Soares ANZOLIN
Como citar: ANZOLIN, André Soares. "Aldeia de Nossa Senhora da Assunção da Tapepigtanga". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Aldeia_de_Nossa_Senhora_da_Assun%C3%A7%C3%A3o_da_Tapepigtanga. Data de acesso: 13 de novembro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página