Populacao > Aldeia
por André Soares Anzolin

Fundada em novembro de 1561, junto a Tinharém (na região do Camamu), a aldeia de São Miguel contava com aproximadamente 2000 índios (maioria Tupinambá[1]. Despovoou-se durante os anos de 1563 e 1564, em virtude dos contágios por varíola.

1. LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro; Lisboa: Portugália, 1938-1950, v.II, p.58.

Autor do verbete: André Soares Anzolin
Como citar: ANZOLIN, André Soares. "Aldeia de São Miguel de Taperaguá". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Aldeia_de_S%C3%A3o_Miguel_de_Taperagu%C3%A1. Data de acesso: 13 de novembro de 2019.