Populacao > Aldeia
por André Soares Anzolin

Os índios da ilha de Itaparica estavam dispersos em diversas aldeias. Em 1561, parte deles foram reunidos em uma única povoação pelos padres da Companhia de Jesus[1]. Sua localização distava 5 léguas da cidade de Salvador. A aldeia foi despovoada devido à peste de varíola em 1563.

1. LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro; Lisboa: Portugália, 1938-1950, v.II, p.57,58.

Autor do verbete: André Soares Anzolin
Como citar: ANZOLIN, André Soares. "Aldeia de Santa Cruz de Itaparica". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Aldeia_de_Santa_Cruz_de_Itaparica. Data de acesso: 20 de novembro de 2019.