Ações

Capitania de Itamaracá

De Atlas Digital da América Lusa

Capitania de Itamaracá

Geometria Ponto

Histórico

Denominação Início Término
Capitania de Itamaracá
1534 depois de 1640

Foi uma Capitania no Estado do Brasil entre 1734 e 1752-54, tendo iniciado como donataria, passando depois para a administração régia como capitania subalterna da Capitania de Pernambuco.



Tabela de conteúdo

Histórico

A Capitania de Itamaracá foi criada junto com as chamadas "Capitanias Hereditárias" em 1534 [1] e existiu enquanto tal até 1752-54, ainda que alguns historiadores apontem o ano de 1763 como seu final, com a anexação pela Capitania de Pernambuco.[2]. Sua existência espacial não foi contínua, tendo sofrido uma perda territorial no final do século XVI (com a criação da Capitania da Paraíba), além de ter sido área de atuação de diversas jurisdições (religiosas, fiscais, de justiça e políticas) ao longo de sua existência. [3] Originalmente, estava estabelecida entre o Rio Igarassu e a Baía da Traição, o que somava 23 léguas de costa. Em 1585, no contexto de disputas com grupos indígenas, financiada pelo esforço régio, parte da Capitania de Itamaracá foi apropriada pela Coroa, restando aos donatários apenas 7 léguas de território. [4]. Sendo uma donataria, pertenceu originalmente a Pero Lopes de Souza, tendo sido doada para o Conde de Monsanto, Dom Luiz de Castro, em 1617. Em 1633, foi ocupada pela WIC (Companhia das Índias Ocidentais). Após a sua retomada pelos portugueses, a mesma Capitania foi entregue a Dom Luiz de Castro Atahyde e Souza, em 1693.[5]




Lista de vilas da Capitania de Itamaracá

Nossa Senhora da Conceição (Itamaracá)

Goiana



Lista de Donatários da Capitania de Itamaracá

Pedro Lopes de Souza

Pedro Lopes de Souza (filho)

Martim Afonso de Souza

D. Jeronima de Albuquerque e Souza

D. Isabel de Lima e Souza




Lista de Governadores da Capitania de Itamaracá

Francisco de Braga

João Gonçalves

Pedro Vogado

Miguel Alvares de Paiva

Salvador Pinheiro

Arnão de Vasconcelos Albuquerque

Manoel de Azevedo da Silva

Roque Ferreira

Pedro Lobão

Jerônimo da Veiga Cabral

Agostinho César de Andrade

Carlos de Sepulveda

Antonio Gomes Pacheco

Manoel de Mesquita da Silva

Manoel Rodrigues Pereira

Manoel Bernardes Cardoso

Manoel Cardoso Fialho

Jerônimo Cavalcanti de Albuquerque Lacerda

Manoel Clemente

Henrique Henriques de Miranda

Simão Moreira de Souza

José Fernandes da Silva

Pedro de Albuquerque Melo

Manuel da Cruz Melo



Capitania de Itamaracá






Bibliografia selecionada da Capitania de Itamaracá


Referências

  1. Sobre isso, pode ser sugestiva a leitura do texto do Frei Vicente de Salvador: Livro 2 - DA HISTÓRIA DO BRASIL NO TEMPO DO SEU DESCOBRIMENTO - Capítulo 11 - Da capitania de Itamaracá
  2. MENEZES, Mozart Vergetti de. Colonialismo em ação: fiscalismo, economia e sociedade na Capitania da Paraíba (1647-1755). Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em História Econômica, Universidade de São Paulo, 2005; BARBALHO, Luciana de Carvalho. Capitania de Itamaracá. Poder local e conflito: Goiana e Nossa Senhora da Conceição (1685-1742). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal da Paraíba, 2009.
  3. MENEZES, Mozart Vergetti de. Colonialismo em ação: fiscalismo, economia e sociedade na Capitania da Paraíba (1647-1755). Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em História Econômica, Universidade de São Paulo, 2005.
  4. BARBALHO, Luciana de Carvalho. Capitania de Itamaracá. Poder local e conflito: Goiana e Nossa Senhora da Conceição (1685-1742). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal da Paraíba, 2009; GONÇALVES, Regina Célia. Guerras e açúcares: política e economia na Capitania da Parayba, 1585-1630. Bauru, SP: EDUSC, 2007
  5. HONORATO, Manoel da Costa, Dicionário topográfico, estatístico e histórico da Província de Pernambuco, [s.l.]: Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Educação e Cultura, 1976.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Tiago Gil
Como citar: GIL, Tiago. "Capitania de Itamaracá". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Capitania_de_Itamarac%C3%A1. Data de acesso: 21 de abril de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página


Para saber mais
Ver os verbetes: A_CAPITANIA_DE_ITÂMARACÂ (Na Coleção Levy Pereira)