Ações

Capitania do Piauí

De Atlas Digital da América Lusa

por João Pedro Galvão Ramalho
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


A Capitania do Piauí, subordinada ao Estado do Maranhão foi criada no ano de 1718 por um alvará de D. João V, porém, apenas em 29 de julho de 1758 foi executado o ato que a tornava juridicamente independente, sob a ordem de D. José I.[1] A independência da capitania iniciou - se motivada pelo desejo de separação dos posseiros da região devido aos conflitos de domínio de terras com os sesmeiros baianos, o que causou o seu desmembramento da Capitania da Bahia, passando a jurisdição do Estado do Maranhão, em 1715, sob o aspecto temporal. [2] Tal conflito que motivou a anexação ao Estado do Maranhão, também motivou o estabelecimento da primeira vila, Vila de Mocha, em 1712, lugar onde também ficava a freguesia de Nossa Senhora da Vitória do Piauí e o começo do estabelecimento de uma estrutura jurídico - administrativa que se concretizou com o estabelecimento da capitania e da capital, cidade de Oeiras. É importante ressaltar que a freguesia de Nossa Senhora da Vitória do Piauí, que foi a origem da vila de Mocha a primeira vila da capitania, teve sua fundação por iniciativa do Bispo de Pernambuco. [3] A menção mais antiga a Capitania do Piauí é de 1 de fevereiro de 1712, em Lisboa.[4]

Lista de Vilas da Capitania do Piauí

Cidade de Oeiras - (Vila de Mocha)

Nossa Senhora do Livramento de Parnaguá

São João da Parnaíba

Vila de Campo Maior

Vila de Jerumenha

Vila de Marvão

Vila de Valença



Capitania de Piauí






Bibliografia selecionada da Capitania de Piauí


Referências

  1. Silva Filho, Olavo Pereira da. Carnaúba, pedra e barro na capitania de São José do Piauhy / Olavo Pereira da Silva Filho. - Belo Horizonte : Ed. do Autor, 2007.
  2. Nunes, Odilon. Pesquisas para a História do Piauí.Vol. 1. Piauí: Imprensa Oficial do Estado do Piauí, 1966.
  3. AHU-Piauí, D.2
  4. AHU-Maranhão, D.1138.



Citação deste verbete
Autor do verbete: João Pedro Galvão Ramalho
Como citar: GALVÃO RAMALHO, João Pedro. "Capitania do Piauí". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Capitania_do_Piau%C3%AD. Data de acesso: 20 de agosto de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página