Ações

Capitulo VIII - Das cautelas, com que se devem tirar as plantas das Praças, e país inimigo

De Atlas Digital da América Lusa

Capitulo VIII - Das cautelas, com que se devem tirar as plantas das Praças, e país inimigo

Geometria

Das cautelas, com que se devem tirar as plantas das Praças, e país inimigo.

Entre as muitas funções arriscadas, a que o Engenheiro esta exposto no tempo da guerra, a mais trabalhosa é a de ir tirar a planta, e terreno de uma Praça dos inimigos.

O autor moderno Methode de lever les plans, diz que é necessário para esta função seja o Engenheiro homem atrevido, engenhoso, acautelado, e destemido; e que tenha bastante prudência para encobrir aos inimigos o seu intento; porque se o colherem na função, é muito provável custar-lhe a vida: porém, seja qual for o risco, que corre [145] ... a sua pessoa, se o mandarem, é força que obedeça as ordens do Príncipe, que é obrigação não só do homem de bem, e do fiel vassalo, mas ainda do homem cristão.

O que mais ordinariamente se pratica, é disfarça-se o Engenheiro, fingindo por exemplo ser Mercador, passageiro, ou peregrino; finalmente pode escolher a figura, que quiser, como não seja a sua própria.

A figurado Buforinheiro[SIC] com vária mercadorias, e drogas de pouco preço, não é imprópria; mas é necessário que saiba a língua de algumas nações, como Italiano, Frances, Galego, etc., por que pode fazer as memórias com os nomes das medidas: por exemplo, tantas varas de fita em lugar de dizer tanto pés; dando nomes aos[146] ... Baluartes das cores, ou diferença das drogas, e distinguindo pelos dias do mês contados de cinco em cinco as partes da Fortificação: por exemplo, do primeiro do mês até cinco, Face direita: de cinco até dez, Face esquerda: de dez até quinze: Flanco esquerdo: de vinte até vinte e cinco, Gola: de vinte e cinco até trinta, Cortina.

Em lugar de escrever livremente comprimento da face direita de tal Baluarte 214. pés: comprimento da face esquerda 268.comprimento do flanco direito 130. pés, etc., escreverá fingindo memória de venda, em cinco do mês 214. de varas de nastro[SIC]: em 7. 8. e 9. 268. varas de fitas sorteadas: de 12. até 16. 130. varas de pânico.

Desta sorte se poderá fazer com varia mercadores uma língua particular [147]... para se entender, e os números dos pesos, ou das medidas lhe podem servir para os da fortificação; e para diferençar podem também servir os diferentes gêneros das drogas, bomo[SIC] didades[SIC], agulhas, alfinetes, pentes, meias, etc.

Um homem, que for achado com estas memórias, não se poderá suspeitar mal dele, principalmente se com efeito vender alguma destas coisas.

Se entrar em alguma grande Praça com esta, ou semelhante industria, poderá fazer o seu negocio, e ainda sem esta industria poderá fingir que vai fugido por algum crime, desertado do serviço, ou qualquer outro pretexto plausível.

Como é grande perigo, se for achado com instrumentos, só poderá levar consigo um relógio de [148] ... sol, de cuja Bussola se poderá servir para algumas operações.

É necessário advertir que um Engenheiro não vai ver a Praça inimiga para lhe tirar uma planta exata, e ajustada.

O que pode ser útil para o serviço do seu Príncipe, é que reconheça o sorte, e o fraco da sua Fortificação, a altura pouco mais, ou menos das suas obras, para determinar a parte, por onde deve ser atacada; e as considerações, e medidas para isso não requerem uma total exatidão.

A principal coisa é, que o Engenheiro, que for a esta função seja costumado a medir qualquer distancia com os seus passos andantes, sabendo por experiência que cada um dos seus passos tem por exemplo três palmos, ou dois pés, ou quanto é mais, ou menos desta medida [149] ... : julgando pelos passos livres, e ordinários em país plano dos passos que faz subindo, ou descendo alguma ladeira: os que puderem regular os passos a dois pés por cada passo, (que é o mais ordinário) o poderão fazer, costumando-se a alargar, ou encolher os seus passos de modo, que cada um seja de três palmos justos: para se costumarem, mandarão medir uma distancia de duzentos pés por exemplo, e sobre esta distancia irão andando, e contando os seus passos: e se com cem passos ajustam a distancia, estão regulados; e se com os cem passos não chegam ao fim da distancia, é necessário alargá-los mais, ou ver ao justo de que medida são os seus passos livres, porque estes lhe podem melhor servir pra o país inimigo, a fim que quando vão andando, se não [150] ... conheça que vão medindo.

Os passos andantes se encurtam ladeira acima, e se alargam ladeira abaixo; e tem mostrado a experiência que descendo uma ladeira já considerável, cada 100. passos dão 110. e subindo dão só 90. e assim descendo cada 100. passos, se hão de contar só por 90. e subindo cada 100. passos se hão de contar por 110. Além disso é necessário que o Engenheiro considere que esta medida nas subidas, e descidas dos terrenos não é ajustada, por ser maior que a horizontal, e assim lhe deve acrescentar, ou diminuir prudencialmente, segundo a maior, ou menos declividade do terreno.

Tomados assim os comprimentos das partes de uma Fortificação, e algumas diagonais, será fácil fazer a planta capaz de dar uma idéia [151] ... suficiente para as operações que o Príncipe intenta fazer. Neste capitulo poremos alguns problemas, cujas operações ainda que não são exatas, poderão servir em país inimigo, aonde se não podem tomar ocultamente as medidas ajustadas, nem usar de instrumentos pelo perigo, a que se expõem o que for achado com eles.




Ficha técnica da Fonte
Autor: Manuel de Azevedo Fortes
Data: 1722.
Referência: ..
Acervo: Biblioteca Nacional de Portugal.
Transcrição: Carlos Antonio Pereira de Carvalho.
link principal no BiblioAtlas: Tratado do modo o mais facil, e o mais exacto de fazer as cartas geograficas