Ações

Cidade

De Atlas Digital da América Lusa

por Lana Sato
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


A definição de cidade, segundo o dicionário Raphael Bluteau, é: "Povoação de graduação superior as vilas"[1].

Para Günter Weimer, passar de povoação a cidade era um processo burocrático bem mais complicado do que a passagem de povoação a vila, mas ao mesmo tempo é algo de mais fácil entendimento. Para o autor, o termo cidade era usado para denominar as povoações mais importante de uma região ou da Colônia e equivaleria atualmente a terminologia “capital” [2].

Já Claúdia Damasceno, informa que:

Aspa1.png O título de cidade era atribuído somente a localidades que exerciam papéis importantes do ponto de vista religioso, político ou militar - não sendo, portanto, concedido somente às sedes de bispado, mas também, entre outros casos, a povoações litorâneas ou fronteiriças, dotadas de praças-fortes. Esse qualificativo era, aliás, puramente honorífico. A promoção de uma vila à condição de cidade não lhe conferia automaticamente nenhuma prerrogativa econômica ou política suplementar. Aspa2.png
FONSECA, Cláudia Damasceno. Arraias e Vilas d’El Rei. Espaço e Poder nas Minas Setecentistas


Referências

  1. BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez & latino: aulico, anatomico, architectonico ... Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712 - 1728. 8 v.
  2. WEIMER, Günter, Origem e Evolução das Cidades Rio-Grandenses . Porto Alegre: Livraria do Arquiteto, 2014



Citação deste verbete
Autor do verbete: Lana Sato
Como citar: SATO, Lana. "Cidade". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Cidade. Data de acesso: 20 de setembro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página