Ações

Diocese de Salvador

De Atlas Digital da América Lusa

por Laila Nascimento
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


A bula Super specula militantis ecclesiae do papa Inocêncio II criava o bispado de Salvador em 1551, na cidade de Salvador da Capitania de todos os santos. Essa bula continha a cláusula de que se não houvesses outros bispados, o bispo de Salvador teria jurisdição sobre toda a colônia. [1]


Referências

  1. HOLANDA, Sérgio Buarque de; CAMPOS, Pedro Moacyr. História geral da civilização brasileira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. t.1 v.2 VIDE, Sebastião Monteiro Da. Constituições primeiras do arcebispado da Bahia/ feitas, e ordenas pelo ilustríssimo e reverendíssimo D. Sebastião Monteiro da Vide. Brasília: Senado federal, Conselho Editorial, 2011. HOORNAERT, Eduardo,. História da igreja no Brasil: ensaio de interpretação a partir do povo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1977-1980. 2v. (História geral da igreja na América Latina)



Citação deste verbete
Autor do verbete: Laila Nascimento
Como citar: NASCIMENTO, Laila. "Diocese de Salvador". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Diocese_de_Salvador. Data de acesso: 14 de dezembro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página