Ações

Vila Distinta e Real de Sobral

De Atlas Digital da América Lusa

(Redirecionado de Distinta e Real de Sobral)

Vila Distinta e Real de Sobral

Geometria Ponto

Histórico

Denominação Início Término
Caiçara
Populacao > Povoação
Populacao > Sesmaria
1728 1773
Vila Distinta e Real de Sobral
Populacao > Vila
1773 depois de 1808

Por volta de 1728, Antônio Rodrigues Magalhães, procedente do Rio Grande do Norte, instalou-se na Fazenda Caiçara. Tempos depois ele e sua mulher davam braças quadradas de terras a matriz de Nossa Senhora da Conceição [1]. Em obediência a Carta Régia de 22 de julho de 1766, expedida ao governador de PernambucoManuel da Cunha Menezes, ordenou este ouvidor geral e corregedor da comarca do Ceará, erigisse em vila, com o nome de Vila Distinta e Real de Sobral [2], a povoação de Caiçara, o que foi solenemente feito a 5 de julho de 1773, com o levantamento do pelourinho [3].


Referências

  1. IBGE – Cidades
  2. O nome que é designado a Vila no Mapa Ceará 1800 de Gregório Amaral é Vila de Caracú
  3. GIRÃO, Raimundo. Pequena História do Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária, 3ª Ed. (revista), 1971, págs. 125 e 126; GIRÃO, Raimundo. MARTINS FILHO, Antônio. O ceará. Fortaleza: Editora Fortaleza, 1ª Ed, 1939, pág. 139



Citação deste verbete
Autor do verbete: Reginaldo Correia
Como citar: CORREIA, Reginaldo. "Vila Distinta e Real de Sobral". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Vila_Distinta_e_Real_de_Sobral. Data de acesso: 15 de dezembro de 2018.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página