Ações

F. Bass

De Atlas Digital da América Lusa

F. Bass

Geometria

Coleção Levy Pereira


[F. Bass]

Forte sem nome no mapa BQPPB, na ilha formada pelos rios 'Mongaguaba' (Rio Manguaba) e 'Comendaitĩba' (Rio Comandatuba), situada a sudeste de 'N S ᵭ Pre∫entaçaon ou Pouid4enos ou do Pto. Caluo' (Porto Calvo-AL) ).


Natureza: fortaleza.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ


Capitania: PARANAMBVCA


Nome histórico: F. Bass; F ßass.


Nome atual: Reduto da Ilha do Guedes.


Nota:

A construção deste forte, iniciada após o cerco e a conquista de Porto Calvo por Nassau em 1637, não foi concluída. Seu nome homenageia Pieter Janz (ou Jansen) Bas, membro do Conselho Político, que, em 5 de junho de 1645, substituiu Dirck Codde van der Burgh no Alto e Secreto Conselho (Der Opper Regeeringe van Brasil).

A ilha onde localiza-se este reduto situa-se na margem oposta ao Porto das Barcaças (zona urbana de Porto Calvo) no Rio Manguaba, e é atualmente conhecida como Ilha do Guedes.

O Forte Bass não deve ser confundido com o Forte Porto Calvo, situado fora da ilha, e cuja construção em torno da igreja velha da Povoação de Porto Calvo foi iniciada pelos neerlandeses no segundo trimestre de 1635 - vide 'Fort Pº Calvo', topônimo do mapa MBU - Maritima Brasiliæ Universæ. Não se conhece, até o momento, os motivos para estar assinalado nos mapas Vingboons e BQPPB um forte inconcluso na Ilha dos Guedes, quando havia, de fato, um forte na povoação.

Citações:

►Mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40 CAPITANIA DE PHARNAMBOCQVE, plotado com o símbolo de forte, 'F. ßass', na ilha formada pelos 'R. Mangoanĭ'/ 'Rº. Porto Caluo' (Rio Manguaba), 'R ComԐn∂atuba' (Rio Comandatuba) e o o rio sem nome, contudo identificável como o Rio Mocaitá.

►Mapa Reg.Lat.2106 f.038 (BAV-Vingboons, 1640) CAPITANIA DE PHARNAMBOCQVE, plotado com o símbolo de forte, 'F ßass', na ilha formada pelos 'R. MangoaŭԐ'/ 'Rº Porto Calŭo (Rio Manguaba), 'R ComԐn∂atŭba' (Rio Comandatuba) e 'R Macaÿta' (Rio Mocaitá).

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, sem nome, na ilha sem nome a sudeste de 'S. Amaro' (com símbolo de engenho).

  • Nota: Esse mapa, baseado no BQPPB, é cópia imprecisa ao desenhar a ilha como sendo formada pelos rios 'Mocabita' (Rio Mocaitá), 'Tapamunde' (Rio Tapamundé) e 'Mongaguaba' (Rio Manguaba), e situá-la relativamente distante e a jusante da foz do rio sem nome, presumivelmente o Rio Comandatuba. Ainda, plota o símbolo de uma igreja, sem nome (deveria ser a 'S.Amaro'), e assinala ao seu lado o topônimo 'N.S. đ Presentaon ou Pouđ4 enos ou de P.to Caluo' (povoação de Porto Calvo) e, posiciona corretamente o símbolo da povoação, todavia, pelas razões apontadas, dificilmente associável ao seu topônimo. A qualidade técnica dos mapas de Orazi, como amplamente comprovado neste e em outros entes cartográficos, é deficiente.

(Albuquerque; Lucena; Walmsley, 2014), na secção "Ilha na confluência dos Rios Manguaba e Comandatuba - Ilha do Guedes", pg. 307-313, identifica precisamente o local desse forte, denominando-o de Reduto da Ilha do Guedes.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "F. Bass". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/F._Bass. Data de acesso: 25 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página