Ações

Fort Orange

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Fort Orange

'Fort Orange' no MBU.

Forte no sudeste da 'I. Itâmaracâ', na m.d. da 'Zuyder gadt'.


Natureza: fortaleza.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: ITÂMARACÂ.


Nome atual: Fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá.


Nomes históricos: Forte Orange (orangԑ, Oranges), Ca∫trum Auriacum.

Citações:

►Mapa IT (IAHGP-Vingboons, 1640) #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA, plotada com o símbolo de forte, 'F. orangԑ', numa ilhota a sudeste da Ilha de Itamaracá e na m.e. da 'ß. ∂Ԑ Tamaraca' .


►Mapa INSULA TAMARACA, (Barléu, 1647), fig. 19, plotado, 'Ca∫trum Auriacum'.


►Mapa IT (Orazi, 1698) PROVINCIA DI ITAMARACÁ, plotado com símbolo de forte, 'F Oranges', numa ilhota a sudeste de 'ITAMARACÁ'.


►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Forte Orange', numa ilhota a sudeste de 'Itamaraca'.


(Nassau-Siegen; Dussen; Keullen - 1638), no tópico FORTIFICAÇÔES / De Itamaracá, pg 120-121:

"Em direção ao Norte, a fortificação mais próxima é a da ilha de Itamaracá. Dentro da barra apresenta-se em primeiro lugar o forte Orange, situado sobre um baixo de areia separado da terra firme por uma angra, que é vadeável de baixa-mar. Este forte domina a entrada do porto, visto como os navios que entram têm de passar por diante dele a tiro de arcabuz. É quadrado, com quatro baluartes, e ultimamente foi elevado e reparado, mas quase não tem fossos, nem estacada ou palissada, o que é necessário se faça, bem como convém aprofundar o fosso e cercar o lado exterior com uma contra-escarpa. Diante deste forte, do lado do Norte, por onde o inimigo se pode aproximar, há um hornaveque. ".


(Dussen, 1640), no tópico FORTIFICAÇÔES, pg 202-203:

"ITAMARACÁ

A Ilha de Itamaracá tem os seguintes fortes: em primeiro lugar o forte Orange, na entrada sul do canal, que é o principal porto da Ilha. É um forte quadrangular com 4 baluartes, elevado, tendo em certo trecho um fosso, mas pouco profundo e seco; está cercado por uma forte estacada. Aí estão 12 peças, a saber: 6 de bronze e 6 de ferro. As de bronze são: 1 de 26 lb, 1 de 18 lb, 3 de 12 lb e 1 de 6 lb; as de ferro são: 2 de 5 lb e 4 de 4 lb. ".


(Pereira da Costa, 1951), Volume 4, Ano 1693, pg. 390-392, discorre com ricas informações sobre o forte, especialmente após o período da conquista neerlandesa. Todavia, destacamos:

@ pg. 391:

"Em 1654 foi evacuado pelos holandeses, e ocupado por um corpo de tropas sob o comando do mestre-de-campo Francisco de Figueiroa.".

@ pg. 392:

"A fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá, o forte de Orange dos holandeses, tem na história das nossas lutas no período da dominação batava, as mais gloriosas páginas em que tanto resplendeu o valor e heroísmo dos pernambucanos.".


(Câmara Cascudo, 1956), pg. 185:

"Na ilha de Itamaracá, com o Forte de Orange (Zuyder gadt), Barleu não menciona o canal de Itapissuma que a separa do continente.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Fort Orange". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Fort_Orange. Data de acesso: 11 de dezembro de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página