Ações

Forte da Passagem

De Atlas Digital da América Lusa

Forte da Passagem

Geometria

Coleção Levy Pereira


[Forte da Passagem]

Forte, na barra e na m.d. do Rio São Francisco, não mapeado no BQPPB.


Natureza: fortaleza.


Mapa: -


Capitania: Sergipe.


Nomes históricos: Forte Novo de Pasaiem; FORTE NOVO DA PASAGĔ; Forte Novo da Passagem.


Nome atual: ...

  • O forte está destruído e a sua posição atualmente é desconhecida.
  • Possivelmente estava localizado junto à sede da Fazenda Capivara ou no local denominado Saramem - vide mapa IBGE Geocódigo 2800704 Brejo Grande-SE.

Citações:

►Planta (Albernaz, 1616) MS-126_item1/P164, 'Forte Novo de Pasaiem', situado à margem do 'RIO DE S. FRco' (Rio São Francisco).

►Mapa (Albernaz, 1616) MS-126_item1/P165, 'Rio de São Francisco', assinalado, marcado com a letra S, 'S - he a apagē no Rio de S frco e o lugar do forte', na barra e na m.d. do rio, assinalada com a letra A, 'A - barra do Rio de S. frco. Com 2 braças'.

►Mapa (Albernaz, 1626) RSF, 'RIO DE SÃO FRANCISCO', assinalado, marcado com a letra S, 'S - A pagē no Rio de S frco e lugar do Forte', na barra e na m.d. do rio no local assinalado com a letra A, 'A - Barra do Rio de S. frco. com 2 braças'.

►Planta (Albernaz, 1626) FORTE NOVO DA PASAGĔ', com a legenda escrita por A. G. Cunha, in (Moreno, 1612), pg. 57:

"XV - Planta do "Forte Novo da Passage" mandado erguer pelo Governador Geral D. Diogo de Menezes na margem esquerda (*) do Rio S. Francisco, em Sergipe, próximo a sua foz (Assinalado com um S na carta do S. Francisco).".

  • (*) Leia-se margem direita.

►Mapa (Albernaz, 1627) Carte 12, 'Rio de Saõ Francisco', assinalado, 'forte', na barra e na m.d. do rio, junto ao local marcado com a letra S, 'S - A pasagem no Rio de S frco'. A barra está assinalada com a letra A, A - 'Barra do Rio de S. Fco.'.


(Moreno, 1612), pg. 53, discorrendo sobre o RIO DE SÃO FRANCISCO:

"Da banda do norte deste Rio começa a Capitania de Pernambuco, (e ele é) todo em si navegável da barra até as cachoeiras, (onde) se tem sessenta léguas ocupadas de tantas nações de Índios bárbaros, a que chamam tapuias, que apenas se entendem uns com os outros, pelo que ainda hoje se faz trabalhoso de penetrar (.) Dom Diogo de Meneses a respeito de fazer navegável o salitre que se acha na serra de São Gregório assinalada na carta seguinte no ponto + [uma cruz] e para poder cultivar as minas tratou por via de línguas, e homens práticos do sertão, e a amizade de todas aquelas gentes, e mandou fazer na entrada da barra, o forte se ve na volta dessa folha, e na dita carta se assinala com o ponto S.

...

Ao capitão que faz o forte da barra se lhe tem nomeado duzentos cruzados de Ordenado, e se lhe hão de dar dez soldados de presídio, e duas peças de artilharia de ferro coado de até vinte quintais para defensa daquele surgidouro, e abrigo das embarcações que hão de andar ao salitre, e aí para defesa daquela passagem, e entrada do Rio tão importante, os lugares onde se funda este forte, e donde está fundada a a povoação de Manoel de Miranda são terras de Sergipe atrás nomeada, mas como são dadas de sesmaria a homem poderoso, que defende a posse, não quer ninguém acudir nossas povoações, por que não tem donde plantem, nem façam fazendas, que suas sejam, porque lhas impedem os proprietários das sesmarias, os quais não tem posse para fazerem as ditas povoações, antes querem a terra sem gente para bem de seus currais, o que vem em prejuízo notável da povoação deste Rio, e do trato que nele fazer-se pretende.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Forte da Passagem". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Forte_da_Passagem. Data de acesso: 25 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página