Ações

Gregório ᵭ Baroi

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Gregório ᵭ Baroi

Curral na m.e. do 'Çaracunhaỹa' (Rio Tracunhaem).


Natureza: curral.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nome histórico: Gregório ᵭ Baroi (Gregório de Barros).


Nome atual: possivelmente é a Fazenda Bela Vista.

Vide mapa Vide mapa IBGE Geocodigo 2602604007 Carpina-PE.

No mapa do Banco de Dados Geográficos do Exército (BDGEx) o topônimo é 'Faz. Serraria'.


Citações:

►Mapa IT (Orazi, 1698) PROVINCIA DI ITAMARACÁ, plotado como 'Gregorio ᵭ Baroi', na m.e. do 'R Tricquonhai' - 'Caracunhaya'.

(Laet, 1644):

@ Duodécimo Livro - 1635, narrando fatos ocorridos no dia 29 de janeiro, pg. 813 (CD BECA):

"Devemos aqui falar de passagem sobre a estranha propriedade do Monte Miritibe, o qual compõe-se de uma tal terra que, nos meses das chuvas, quando essas caem com força, fazem tal estrondo como se fosse trovão ou tiros de canhão de grande calibre, de sorte que o povo, que mora ao redor, fica aterrado e salta das camas com medo. A mesma terra encontra-se no Monte Passira: situado no mato atrás do engenho de Gregório de Barros.".

  • Nota: Gregório de Barros tinha um curral, não um engenho. Deve ser a esse curral que Laet acima se refere.

@ Décimo Terceiro Livro - 1636, narrando fatos ocorridos nos dias 10 e 12 de agosto, pg. 913 (CD BECA):

"Só chegaram no dia 10, à noite, à casa do Barros, sete léguas de Alagoa Grande. É uma casa sólida, bem construída de pedra e bom vigamento, situada numa planície. ao lado de um belo rio; tem em cima quatro guaritas com seteiras, porque estão ali na fronteira dos Tapuias. Ali se corta a maior parte do pau-brasil e do melhor de toda a capitania, mas tem de ser conduzido umas 30 léguas para a costa do mar. A duas léguas dessa casa acha-se o Monte Trovão, do qual já falamos em outro lugar. Contra a sua expectativa não encontraram ali inimigo algum, e mesmo não estivera lá; mas os seus vestígios, ao longo do Rio Capibaribe, ao lado de Posa de Meso, para as aldeias de Goiana.

No dia seguinte ficaram naquela casa para a gente descansar e refrescar-se com carne, pois em toda aquela região há bastante gado.

...

No dia 12, partindo dali para diante, encontraram as pegadas de quatro ou cinco homens que, assim pareceu, foram mandados a Porto Calvo com algum aviso, e marcharam nesse dia ao longo do Rio Capibaribe ao lado das residências de Domingos Macedo e Luiz Grases até a casa de Gaspar de Andrade, a cinco léguas da casa de Gregório de Barros; viram ao longo do rio muitas boas roças (essas são plantações de mandioca da qual se faz a farinha) e muitas casas arruinadas. ".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 190:

"Entre o Tapiirema e o baixo Capibaribe-mirim não há notação alguma de habitação. Na confluência do Capibaribe-mirim com o Tracunhãem, este à esquerda da foz, há certa porção de terra povoada. Os vinte e oito quilômetros, da confluência para a barra, são vazios de vozes humanas.

Para o lado paraibano é o Caariçé (Carissé) a última morada, um aldeiamento indígena.

O Tracunhãem ainda mostra, nos cimos, quase limite geográfico da época, a Capela de Nossa Senhora da Guia, com os currais de Gregório de Baroi (do Barros), dois outros anteriores que lhe deviam; pertencer também. Na casa-grande de Gregório de Barros esteve Cristofle d'Artischau Arciszewki, o general Artischofski, em 10 de agosto de 1636, procurando impedir os assaltos do potiguar dom Antônio Felipe Camarão.

Johannes de Laet, com a leitura minuciosa dos relatórios, descreve essa residência rural nos primeiros anos do século XVII. "É uma casa sólida, bem construída de pedra e bom vigamento, situada numa planície, ao lado de um belo rio; tem em cima quatro guaritas com seteiras, porque estão aí na fronteira os Tapuias. Aí se corta a maior parte do pau-brasil, o do melhor de toda Capitania, mas tem de ser conduzido umas trinta léguas para a costa do mar." (ANNAES, 2, 585).

É o máximo que uma expedição atrevida, guiada por soldado ilustre, atingiu no interior de Pernambuco, 180 quilômetros da pancada-do-mar. .

Esses currais devem corresponder ao "Gregório", na freguesia de Tracunhãem, município de Nazaré.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Gregório ᵭ Baroi". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Greg%C3%B3rio_%E1%B5%AD_Baroi. Data de acesso: 28 de março de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página