Ações

Guacaĩ

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Guacaĩ

Rio afluente m.e. do 'Çaracunhaỹa' (Rio Tracunhaem).


Natureza: riacho.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: ITÂMARACÂ.


Nome atual: Rio Acaú.

Citações:

►Mapa IT (Orazi, 1698), plotada como rio, 'Guacai' (atual Rio Acaú), afluente m.e. do rio 'Caracunhaya', que a jusante da junção, é denominado "R Tricquonhai" (Rio Tracunhaem).

Notas:

  • Esse mapa de Orazi tem como base o mapa da Biblioteca Apostólica Vaticana semelhante ao IT (IAHGP-Vingboons, 1640), no qual há dois rios, o 'R. Carŭ', ao sul, encontrando-se com o outro, sem nome, e a jusante dessa confluência, o rio é identificado como 'Rº Triequenhain', e no qual também há um caminho interligando as aldeias 'Tapissúama A' e 'Tapisserica A' que corta esses dois rios.
  • Isso justificou, neste estudo, a interpretação de que o rio sem nome, o do norte, é o Rio Tracunhaém, e o 'R. Carŭ' é o Rio Caraú ('Caraĩ' no BQPPB), e, consequentemente, que o 'Guacaĩ' do BQPPB (Rio Acaú) não está mapeado no IT (IAHGP-Vingboons, 1640) - mais um problema criado por possível falha de Orazi.

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Guacai', afluente m.e. do 'Caracunhaya'.

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 186:

"O Garacunhayã (Tracunhãem) e os rios Guaruru, Nhundiá, Ibatatá, Ibijari desaguam antes da junção do Tracunhãem com o Capibaribe-mirim. E, pela esquerda, subindo, há o Itapoçirica (Itapecirica), Guacarí, Marupatiji e Acaiinha.".

  • Nota: O 'Guacaĩ' é acima citado como Guaçari .






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Guacaĩ". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Guaca%C4%A9. Data de acesso: 20 de outubro de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página