Ações

Iacûĩ

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Iacûĩ

Rio afluente m.d. do 'Nhĩajerèba' (Rio Mangereba).


Natureza: rio.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: PARAIBA.


Nome histórico: Iacùĩ (Gaquÿ, Gaquijs).


Nomes atuais:

  • Riacho Jacaraúna, no alto curso;
  • Riacho Jacuípe, também denominado Riacho Tapira, no baixo curso.

Também há a Fazenda Jacuipinho no alto curso do Riacho Jacuípe - vide mapa IBGE Geocódigo 2512703 SANTA RITA-PB.

Citações:

►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA, plotado como 'R. Gaquÿ', afluente m.d. do 'Rº. masjarԐno'.

►Mapa PB (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PARAIBA, plotado como rio, 'R. Gaquijs', afluente m.d. do 'R. massareuo'.

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 221:

"Em Cabedelo cai o Guiti (Guia) e, ao flanco esquerdo da ilha dos Frades, em; cuja restinga havia fortificação entre o Arx Margarita e o Santo Antônio, e um rio inominado, tendo o Nhiagereba (Mangereba), onde há morada, e o Caraí, pela sinistra, e o Aparara, o Iacui (Jacuí) pela destra, correndo o Itinga perto da barra.".

(Sampaio, 1904), pg. 34:

"JACUIPE — é alteração de Jacu-y-pe que se traduz: no rio do jacú.".


NOTAS:

1) Colocou-se o 'Iacùĩ' como afluente do 'Nhĩajerèba' porque convenciona-se, neste estudo, que o rio 'Nhĩajerèba' seria o afluente do 'Paraiba' (poder-se-ia, igualmente, ter optado pelo 'Aparará', ou o 'Iacùĩ' - o desempate foi pela posição da aldeia de brasilianos). A hidrografia atual nomeia de Rio Soé ou Rio da Guia o trecho a jusante da junção do Rio Mangereba com o Riacho Jacuípe ou Tapira;

2) O BQPPB plota o rio 'Aparára' (atual Riacho Jacuípe) como afluente m.d. do 'Iacûĩ', cujo alto curso denomina-se Jacaraúna. Pela semelhança etmológica de 'Iacûĩ' com Jacuípe admite-se a possibilidade de haver erro no mapa BQPPB, onde houve a troca das denominação do 'Aparára' com o 'Iacûĩ'.

3) não encontrou-se o riacho JACUÍPE, citado por Herckmans e Coriolano de Medeiros, como afluente do Miriri nos mapas modernos ou no BQPPB. Há a possibilidade desse riacho afluente do Miriri ter mudado de nome, não constando mais em mapas modernos.

Eis as citações:

(Herckmans, 1639), pg. 26:

"O Miriri é alimentado por vários rios pequenos, entre outros o Jacuípe que corre junto a ele e nele desemboca (28). Como neste rio se encontra uma sorte de pássaro inimigo das galinhas, chamado jacu, dai provém o nome que se lhe deu."

(Coriolano de Medeiros, 1950), pg. 114:

"Jacuípe (Voc. ind. formado de jacu-i- pe: rio dos jacus) — Rio do município de Mamanguape, afluente do Miriri. É célebre pela pureza, pela abundância e excelência das suas águas. Antes da invasão holandesa, houve em suas margens uma aldeia de potiguaras.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Iacûĩ". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Iac%C3%BB%C4%A9. Data de acesso: 29 de março de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página