Ações

Iarapécĩmà

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Iarapécĩmà

Riacho afluente m.e. do 'Mongaguaba' (Rio Mamanguape).


Natureza: rio.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: PARAIBA.


Nome atual: Riacho Jangada.

Vide vide mapa IBGE Geocódigo 258901 Mamanguape-PB.


Nomes históricos: Iarapécĩmà (Iarapecima, Jacaraíma).

Citações:

►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA, plotado como rio, sem nome (*), foz na m.e. do 'Rº Mongoangapÿ' (Rio Mamanguape), imeditamente a montante da foz do 'R Curia PossԐma.' (Riacho Cascata).

►Mapa PB (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PARAIBA - plotado como rio, sem nome (*), foz na m.e. do 'R. Mongongappe' (Rio Mamanguape), desaguando junto à foz do 'R Curia Possema.' (Riacho Cascata).

(Herckmans, 1639), in RIAGP, pg. 262:

"À margem setentrional uma légua dali e acima do curral de Rafael de Góis, vem meter-se no Mamanguape um outro pequeno rio cujo nome não é conhecido.".

  • Nota: Apesar de não ser nomeado por Herckmans, nem nos mapas PB (IAHGP-Vingboons, 1640) e PB (Orazi, 1698) , é reconhecido por estar a montante da foz do rio 'Aĩĩ ou R. da peguiza' , o Rio Preguiça (Rio Tinto), o 'Perigisse' de Herckmans, e "acima do curral de Rafael de Gois", curral este mapeado no Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640), plotado com o símbolo de curral, 'Goys', que, por sua vez, possivelmente está plotado no BQPPB apenas com o símbolo de curral.

(Coriolano de Medeiros, 1950), pg. 131, como Jacaraíma:

"Hidrografia — Os principais rios que cortam a região são o Mamanguape e o Camaratuba. O primeiro recebe, no município, as águas dos riachos Arrepia, Catolé, Caieira, Curralinho, Grupiúna, Ipioca ou Itapeceriquinha, Jacaraíma, Jacaré, Jaraguá, Luís Dias, Macacos, Maracujá, Neco Trigueiro, Passagem de Cobra, Patrício, Preguiça, Rio da Pedra, Rio Vermelho, Salema, Sertãozinho e Silva.".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 226:

"Em Taturapeçima há casa, como as de São Pedro-et-Paulo, com Igreja e casario. Depois do riacho Maracunaguaba (Macuranaguaba), ha curral de gado, e casa e curral, no permeio do Taturapeçima e Preguiça (Aíi).".

  • Nota: observando o BQPPB, acredita-se que na segunda frase, a casa e o curral estejam no permeio do 'Iarapécĩmà' e 'Aĩĩ ou R. da peguiza', e não do Taturapecima.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Iarapécĩmà". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Iarap%C3%A9c%C4%A9m%C3%A0. Data de acesso: 19 de janeiro de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página