Ações

Ibĩapuâ

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Ibĩapuâ

Aldeia de índios (brasilianos), na m.d. do riacho 'Tatupeba', afluente m.e. do 'Nambirĩrĩy' (Rio Miriri).


Natureza: aldeia de índios.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: PARAIBA.


Nomes históricos: Aldeia do Pontal (Pontado; Pontael), Ibiapoá [Ibĩapuá, Iapuã ou Iguapuã (Yapoão ou Igapuão)].


Nome atual: a aldeia está extinta.

  • Sua localização possivelmente está nas cercanias do povoado TATUPEBA, na m.d. do riacho Peba, no município de Rio Tinto-PB.
  • Vide mapa IBGE Geocódigo 2512903 Rio Tinto-PB.

Citações:

►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA - plotado com o símbolo de aldeia, 'A Pontall', na m.e. do rio 'R. MirԐrÿ' (Rio Miriri).

►Mapa RG (IAHGP-Vingboons, 1640) #51 CAPITANIA DE RIO GRANDE - plotado com o símbolo de aldeia, 'A Pontall', na m.e. do rio 'Rº. MirԐrÿ' (Rio Miriri).

►Mapa PB (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PARAIBA, plotada com o símbolo de aldeia, 'A Pontal', na m.e. do 'R. Mireri' (Rio Miriri).

(Herckmans, 1639), pg. 26:

"No rio Miriri e em distância de três léguas da costa havia uma aldeia com o mesmo nome, mas está em ruínas, e os índios moram agora junto às de Jacuípe e Pontal. ... Entre esta aldeia arruinada e a praia este distrito se chama Tapabara.".

Notas:

1) A aldeia Miriri citada, abandonada e em ruínas, possivelmente localizava-se onde hoje está o povoado de Pacaré, município de Rio Tinto-PB (vide mapa IBGE acima citado).

Nessa emigração, sua população estava repartida em dois grupos, um dos quais imigrou para a aldeia 'Ibĩapuá' e o outro para Jacuípe ('Nhĩajereba').

2)(Verdonck, 1630), pg. 44, esclarece porque isso ocorria:

"§ 18.º - BAÍA DA TRAIÇÃO - CAMARATUBA - ALDEIAS DE BRASILIENSES -

... ; antes de chegar-se a esse lugar (*), e nas vizinhanças da Baía da Traição, encontram-se algumas aldeias de brasilienses, a maioria das quais têm sido queimadas pelos portugueses e mortos ou escravizados os brasilienses, porque há mais de 5 anos auxiliaram os holandeses na mesma Baía da Traição e foram por estes enganados, donde provém estarem ainda hoje, segundo dizem os portugueses, muito irritados contra a nação holandesa.".

(*) Engenho Camaratuba.

(Dussen, 1640), indicando o nome do seu capitão holandês e sua população masculina:

@ pg. 183, definindo a função do capitão holandês:

"Além do capitão brasiliano, foi posto em cada aldeia um capitão holandês que os regem a eles e aos seus principais; a sua maior atribuição é animá-los para o trabalho e dirigi-los na melhoria das plantações e conceder-lhes permissão para trabalhar para senhores de engenho, verificando que não sejam vítimas de enganos e que o seu trabalho lhes seja pago. ".

@ pg. 184, quanto à população masculina, esclarece:

"... homens, tanto velhos quanto jovens, aptos para a guerra ou inaptos, excluídas as mulheres e crianças, as quais estão em proporção, com relação aos homens, de, no mínimo, 3 para 1. ".

@ pg.185:

"ALDEIAS NA PARAÍBA

...

Aldeia Pontal, Capitão Francisco Palety ... 68 homens".

►Citada como Aldeia Iapuã ou Iguapuã pelo Pe. Manoel de Moraes, em 1635, na sua relação de aldeias de brasilianos na Paraíba informada aos neerlandeses, conforme:

- Notas de C. Fernandes Pinheiro, Brasil Bandecchi e Leonardo Arroyo, in (Southey, 1810), Notas do capítulo IV, pg. 207:

"43 ...; Yapoão, Igapuão ou Pontal, a cinco milhas do forte do norte da Paraíba; ...".

- (Vainfas, 2008), pg. 72:

"Na Paraíba, nomeou ... a aldeia de Iapuã ou Iguapuã, no Pontal, a cinco léguas (trinta quilômetros) do forte de Santo Antônio, chefiada por Francisco Cavaraia; ...".

Nota: As duas citações acima tem fonte primária no livro de Joannes de Laet, História ou Anais dos Feitos da Companhia das Índias Ocidentais, desde o começo até o fim do ano de 1636 (editio princeps - 1644).

►Nótulo, com a Ata e as propostas da Assembléia Indígena, datadas de 30/03/1645, realizadas na Aldeia Tapisserica, com as resoluções do Supremo Conselho, apostiladas em 11/04/1645, apud (Souto Maior, 1912):

Essa aldeia, nessa Assembléia, é:

  • citada com a grafia Pontado;
  • representada por um grupo e elege representação de dois escabinos (uma dupla por grupo) para a Câmara de brasilianos da capitania da Paraíba, com sede na Aldeia Maurícia, e que que congrega as Aldeias Maurícia, Miageriba, Pontado, Goaragoasu e Tapua;
  • capitaneada por Symão Garapepotinga.

►(Dagelijkse Notulen der Horge Regeering in Brazilie 1635-1654 - Nótulas Diárias do Alto Governo Neerlandês no Brasil - fonte: MONUMMENTA HYGINIA - UFPE - LIBER):

@ Dagelijkse Notule in Volume 7, Período de 4 de janeiro a 29 de julho de 1641:

"6 de fevereiro O próximo requerimento foi feito pelo Escolteto da Capitania de Rio Grande e que ficou decidido pelo Conselho de se apostilar da seguinte forma.

...

6 Eu encontrei ha pouco tempo algum pau-brasil o qual de acordo com o que eu sei ninguém nunca ouviu falar, e vendo que fui eu primeiro a encontrá-lo, peço a sua Excelência e os Nobres Senhores se os senhores podem me dar a preferência para fazer o corte acima de outra pessoa. Seguinte eu peço à sua Excelência e aos Nobres que me dêem neste caso uma ordem, para que eu possa utilizar para fazer o corte da madeira 25 brasileiros oriundos da aldeia Pontael, que estão sob o comando do Capitão Pieter Poty, de modo que eles possam se reservar assim que eles tenham trabalhado dois meses outro grupo venha em seu lugar e assegurando que eles por mim mesmo serão pagos devidamente.".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 222:

"Até o desaguadoro do Nambiririy (59) casinhas pelo areal, zona de pesca e roçaria. À esquerda, um tributário que se bifurca em Ibiapuã e Tatupeba. No Ibiapuã, aldeia indígena. A direita, engenho d'água.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Ibĩapuâ". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Ib%C4%A9apu%C3%A2. Data de acesso: 6 de abril de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página