Ações

Iguaraguai (rio)

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Iguaraguai

Iguaraguĩ

Rio afluente m.e. do 'Paraiba' (Rio Paraiba).


Natureza: rio.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: PARAIBA.


Nome atual: Rio Gargaú.


Nomes históricos: Iguaraguai, Iguaraguĩ, Gargaú, Gargaou, Garagaou, Garagao, Garogoa.

Citações:

►Mapa Y-48 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Cabo Blancko en Rio Jan de Sta, plotado como 'Rº garagaoú:', afluente m.e. do 'Rº Paraijba:'.

►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA, plotado como 'R Garogao', afluente m.e. do 'Rº Parayba'.

►Mapa PB (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PARAIBA, plotado como 'R Garogoa', afluente m.e. do 'R. Paraiba'.

(Herckmans, 1639) RIAHGP, pg. 242:

"Ao norte da extremidade ocidental dessa ilha de S. Bento entra o rio Gargaú, e prolonga-se para o noroeste e um pouco para o ocidente, procurando a terra de Gargaú, onde fica um engenho de fazer açúcar que outrora se chamava Gargaú, e que agora tem o nome de La Rasiere, por se chamar assim o seu possuidor, que o comprou.

Para o norte e sobre os montes do mesmo engenho se acha uma aldeia de índios, também chamada Gargaú, da qual esse distrito e o rio tomaram o nome. Gargaú é uma palavra brasílica, pela qual designam uma especie de peixe, que os Portuguezes chamam peixe-boi (apanham-se muitos nesse rio); pois garga é o nome do referido peixe, e ú é água, o que quer dizer: agua do peixe-boi.".

(Sampaio, 1904), pg. 32:

"GARGAÚ— A tradução de Herckman, como rio do peixe boi, é verdadeira, não assim a procedência; pois que peixe-boi não se diz em tupi — garga, mas guaraguá. O nome teria sido primitivamente guaraguá-ú que por corrupção se fez gargaú. Mas, assim sendo, admito mais de uma tradução, porque guaraguá-ú tanto pode ser: o peixe boi come, como pode ser: rio do peixe boi, visto que o som final ú pode ser o verbo comer, como pode ser corrupção do y, que significa rio, água.".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 221:

"O Paraíba, pela esquerda, recebe o Iguaraguai (Jaraguá ou Gargaú, segundo Maximiano Lopes Machado), com um sub-afluente, o Apetimbú, que denomina a aldeia indígena. Na margem esquerda do Iguaraguai, nove indicações de moradas, anunciando apreciável massa humana fixada.".







Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Iguaraguai (rio)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Iguaraguai_(rio). Data de acesso: 4 de abril de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página