Ações

Instrumento Universal

De Atlas Digital da América Lusa

por Gustavo Barcelos
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


O instrumento universal se assemelha a uma prancheta simples, pois tem funcionalidade de anotação de dados no campo e de produção de um esboço de mapa, sua peculiaridade está no uso de algo semelhante a uma régua para se fazer a linhas que são feitas a partir da descoberta dos graus de um ponto em relação a outro. Além disso, o instrumento universal contempla o uso de graus em suas laterais pra auxiliar no tracejado das linhas. Segundo Fortes [1] instrumento universal não é outra coisa mais, do que uma Prancheta graduada, a que deu o nome de Instrumento Universal : é composto de uma tábua lisa de madeira rija, ou de latão em paralelogramo com doze polegadas de comprido, e oito de largo, como se vê da Figura décima quarta, estampa terceira.
Instrumento Universal


Referências

  1. FORTES, Manoel de Azevedo. Tratado do modo o mais fácil, e o mais axacto de fazer as cartas geográficas, assim da terra, como do mar, e tirar as palntas das Praças, Cidades, e edifícios com instrumentos e sem instrumentos, para servir de instruccam à frabrica das Cartas Geográficas da História Ecclesiastica, e Secular de Portugal. 1722, pg. 98



Citação deste verbete
Autor do verbete: Gustavo Barcelos
Como citar: BARCELOS, Gustavo. "Instrumento Universal". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Instrumento_Universal. Data de acesso: 14 de outubro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página