Ações

Ipoxĩ (lagoa fluvial)

De Atlas Digital da América Lusa

Ipoxĩ (lagoa fluvial)

Geometria

Coleção Levy Pereira


Ipoxĩ

Lagoa fluvial na m.e. do 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco' (Rio São Francisco), a montante da 'Ĩ. d'Anta' (Ilha de São Pedro) e a jusante da barra do 'Aratícûĩ' (Rio Mocambo).


Natureza: lagoa fluvial.


Mapa: PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuáma.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nome histórico: Ipoxĩ; Ipoxi.


Nome atual: ...

Possivelmente foi incorporada ao atual leito do 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco' (Rio São Francisco).


Nota:

O mapa BQPPB situa essa lagoa na m.e. do 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco' (Rio São Francisco) entre a barra do 'Aratícûĩ' (Rio Mocambo) e a 'Ĩ. d'Anta' (Ilha de São Pedro).

Nesse trecho, o Rio São Francisco está mapeado no BQPPB relativamente estreito e formando o 'Mael∫troom', um enorme redemoinho no lado norte da ilha, todavia, hoje ele é bem largo, o que conduziu à hipótese de que a lagoa 'Ipoxĩ' e seu canal de deságue tenham sido capturados pelo leito do grande rio.

Outro argumento para essa hipótese é que não há, devido à situação do relevo, como situar uma lagoa na margem esquerda (m.e.) do rio entre as barras do Rio Jacaré e do 'Aratícûĩ' (Rio Mocambo) na situação desenhada no BQPPB, a menos que ela se situasse na foz do Rio Tapuio, a montante da barra do 'Aratícûĩ'.


Citação:

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 162:

"Depois é a lagoa Ipoxi, ligada ao grande rio e um torvelinho que Barléu (ou Marcgrave) registou à maneira nórdica, maelstrom. ".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Ipoxĩ (lagoa fluvial)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Ipox%C4%A9_(lagoa_fluvial). Data de acesso: 20 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página