Ações

Ipoxi (rio com lagoa)

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Ipoxi

Riacho costeiro, com origem numa lagoa e barra entre o porto 'Agoapetiba' e a barra do 'Iequea guaçu' (Rio Jequiá).


Natureza: rio com lagoa.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: Ipoxi; Rio Ipochi; R. Ponzÿ; Pochi.


Nome atual: Rio Poxim.

Citações:

►Mapa RSF (Albernaz, 1626/1627) RIO DE SÃO FRANCISCO, plotado, rio que deveria estar assinalado com a letra O, 'O - Rio Ipochi.

  • Nota: Não encontrou-se nesse mapa as letras que assinalam os entes geográficos O, P, e Q, na imagem utilizada neste estudo, todavia, o rio é reconhecível.

►Mapa BRASILIA (IAHGP-Vingboons, 1640) #38 CAERTE VAN BRASILIA plotado, inclusive com as lagoas que o formam, sem nome, foz no Oceano, entre as barras do 'R. CoroԐrip' (Rio Coruripe) e a do 'R. Giquia' (Rio Jequiá).

►Mapa PE-M (IAHGP-Vingboons, 1640) #39 CAPITANIA DO PHARNAMBOCQVE, plotado, inclusive com as lagoas na sua bacia, 'R. Ponzÿ', foz entre as barras do 'R. Cororipĭ' (Rio Coruripe) e do 'Rº Giquia.' (Rio Jequiá).

►Mapa Y-25 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Rio Vassabara ende Rio St. Antonij Mimijn, plotado, inclusive com as lagoas da sua bacia, sem nome, foz no Oceano, entre as barras do 'Cororipo:' (Rio Coruripe) e a do 'Rº giqúia:' (Rio Jequiá).

Citações:

(Margrave, 1640), ITINERÁRIO, pg. 202-203, registra que os caminhos:

  • do 'Rio Jequeá (Jiquiá)', que é 'Cheio de parcéis na foz. De baixa mar passa-se a pé sobre os parcéis junto ao mar e a cavalo um pouco mais para dentro.', até o 'Rio Ipoxi' (Barra do Poxim), percorre-se em 3/4 h;
  • do 'Rio Ipoxi', que 'É pequeno, tem muita areia e corre tão ligeiro que admira; vadeia-se.', até 'Uma ponta', que 'Aqui começa a enseada Aguapetiba e caminha-se ao longo da praia ...', percorre-se em 1/2 h de viagem.

(Bullestrat, 1642), relatando suas atividades em janeiro de 1642, pg. 169:

"A 6, cavalgamos ao longo do passo do Governador, pela beira-mar, e chegamos ao rio Coruripe e tivemos que esperar pela vazante para atravessá-lo; após a travessia andamos cerca de 4 milhas e repousamos em uma mata até cerca das 11 horas da noite; voltando a cavalgar, prosseguimos até o rio Pochi que estando em maré alta, tivemos que esperar até pouco além de uma hora e, transposto ele, seguimos para poder atravessar o rio Jiquiá ainda com a vazante; chegamos a ele por volta das 3 horas e, depois de atravessá-lo e alcançar os campos de Jiquiá, esperamos pelo romper do dia (51).".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 163:

"Há uma enseada, Agoapetiba, hibridismo curioso, e, subindo pela costa, Ipoxi, o Poxim, e Iequeaguaçu, desaguadouro do rio Iequia, com a lagoa ampla, Iequea, Jequiá, onde se juntavam as águas dos rios, o Jequiá e o Urubutinga.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Ipoxi (rio com lagoa)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Ipoxi_(rio_com_lagoa). Data de acesso: 6 de abril de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página