Ações

Itâguaçûtéba ou A dos Ilhettos

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Itâguacûtĩba

Itâguaçûtéba ou A dos Ilhettos

Rio com barra no Oceano Atlântico ao norte das duas barras do 'Ĩúna' (Rio Una).


Natureza: rio; barra de rio.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: Itâguacûtĩba (Itâguaçûtéba; Itaguassutiba; Itaguaçutiba; Itaguaçabita); A dos Ilhettos (Água dos Ilhetos; Rº. ∂os IlhԐtos; osi Ilhettos).


Nome atual: Rio Ilhetas.

Citações:

(Sousa, 1587), pg. 60:

"Do rio Formoso ao de Una são três léguas, o qual tem na boca uma ilha de mangues da banda do norte, a qual se alaga com a maré, e mais adiante, chegadas à terra, tem sete ilhetas de mato.".

►Mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40 CAPITANIA DE PHARNAMBOCQVE, plotado, 'Rº. ∂os IlhԐtos', com barra ao ao norte da do 'Rº. Huna'.

►Mapa Y-31 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Rio St. antonij Mimijn ende Cabo St. aúgústijn, rio não está plotado, todavia as ilhotas nos recifes sim, denominadas 'osi Ilhettos:', entre as barras do 'Rº huna:' e do 'Tamman∂are:'.

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Itâguacûtiba', 'Itaguacutêba ou A dos Ilhettos' na barra no Oceano.

(Margrave, 1640), ITINERÁRIO, pg. 200, registra que os caminhos:

  • do 'Rio Monbucaba', após a terceira travessia a vau, até o 'Rio Itaguaçabita ou Rio das Ilhetas', percorre-se em 3/4 h;
  • do 'Rio Itaguaçabita ou Rio das Ilhetas', que passa-se sobre uma ponte, até o 'Riozinho sem nome', percorre-se em 1/4 h;
  • do 'Riozinho sem nome', que atravessa-se a vau, até o 'Povoado de São Gonçalo de Una', percorre-se em 1 h.

(Melo, 1931), pg. 201:

"ITAGUASSUTIBA — (Ant. nome do rio das Ilhetas) — "Corr. itaguassú, ou itá-guassú-tiba, significando penedia, pois que itaguassú significa penedo, penhasco, pedrão — (Th. S., Ns. Ms.) — A. C.".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 182:

"Depois do fronteiro Piraçununga vem Ponta dos Paus, a seguir a dupla embocadura do Iuna (Una) que sobe, entre habitações, passando por Nossa Senhora do Monteserrato. É então o Itaguaçutiba indo até Nossa Senhora de Guadalupe, e mesmo adiante. O rio Mombucaba é imediato.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Itâguaçûtéba ou A dos Ilhettos". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/It%C3%A2gua%C3%A7%C3%BBt%C3%A9ba_ou_A_dos_Ilhettos. Data de acesso: 28 de fevereiro de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página