Ações

Itĩnga (ponte)

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


[Itĩnga]

Ponte, sem nome no BQPPB, sobre o 'Itĩnga' (Rio da Estiva), no caminho [Pto. France∫e @ N S. da Conçeiçaon].


Natureza: ponte.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS.


Capitania: PARANAMBVCA.

Citações:

(Margrave, 1640), ITINERÁRIO, pg. 202, registra que os caminhos:

Do 'Rio de Pero Cabreiro', que tem 'Boa água potável e pasto para os cavalos', até o 'Rio Cubaúna, Rio Itinga, Povoação da Alagoa del Sul', que 'Passam-se ambos sucessivamente. Passa-se por uma ponte e chega-se logo à povoação.', percorre-se em 2 1/2 h de viagem.

(Bullestrat, 1642), relatando suas atividades em janeiro de 1642, pg. 170:

"A 8, ao amanhecer, partimos em direção ao Porto do Francês, ... .

Daí cavalgamos para o local onde existiu a ponte que servia à estrada que ia da Alagoa do Sul à do Norte, a qual necessariamente deve ser reconstruída para serviços dos viajantes.

Seguimos até o rio Sumaúma e aí descansamos; as pontes sobre os rios que levam à Povoação do Sul estavam destruídas ou arruinadas, e por isso tive que atravessar a lagoa ao longo da margem, para chegar à povoação, em cujo percurso gastei mais de uma hora, encontrando em caminho Belquior Lotte Ferreira, que na margem está construindo um pesqueiro. Ele obteve de um negro que nos indicasse a passagem, o que realizamos apesar disso com grande perigo, pois os cavalos iam metidos n'água até o lombo e muitos tiveram que nadar e toda a gente teve de prosseguir com água pelo pescoço, ficando todos inteiramente molhados, sendo necessário fazer secar as roupas.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Itĩnga (ponte)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/It%C4%A9nga_(ponte). Data de acesso: 28 de março de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página