Ações

Iunuçu (rio)

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Iunuçu

Rio afluente m.d. do rio 'Guaraígŭáçû ou R. đ S. Ant. Grande' (Rio Santo Antonio Grande).


Natureza: rio.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: Iunuçu.


Nome atual: alto curso do Rio Santo Antônio Grande.


Notas:

  • Adota-se a hipótese de que houve engano na elaboração do mapa BQPPB, trocando-se, na confecção da matriz dos mapas, a posição do topônimo do 'Guaraíguáça', alto curso do Rio de Santo Antônio Grande, com a do 'Iunuçú', seu afluente.
  • Como suporte para essa hipótese, assume-se que 'Iunuçú', Unuçu, seja curruptela de "Uruçu" (ou vice-versa), pois este afluente do Santo Antônio Grande, possivelmente, é o rio Uruçu (nome a se confirmar em levantamento em campo).
  • Há uma fazenda URUÇU (UNUÇU em outros mapas do IBGE mais antigos) na sua cabeceira - vide mapa IBGE Geocódigo 2703809 Joaquim Gomes-AL.

Citação:

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 165:

"Na pars borealis o primeiro rio é o Guaraiguaçu ou Sant'Antônio Grande, com dois afluentes pela esquerda, o Tagiba e o Água-Fria. Pela direita vem o Ietitiba, cujo sub-afluente, nos limites do mapa onde corre uma serrania, é o Caipiranga, paralelo à costa; o Guiratingapri ou Rio Castanha, também com as águas do Aramariji. No Guiratingapri cai o Tapamondé e, entre ambos, sobem serras, ao pé das quais há uma indicação: — Iapera d'Angola. Será o quilombo velho que Roulox Baro em 1644, e Johan Blaer e Jurgens Reijmbach, no ano seguinte, tentaram destruir inutilmente? Outro afluente do Guaraiguaçu é o Iunuçu.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Iunuçu (rio)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Iunu%C3%A7u_(rio). Data de acesso: 31 de março de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página