Ações

Jacareí

De Atlas Digital da América Lusa

Jacareí

Geometria Ponto

Histórico

Denominação Início Término
Jacareí
Populacao > Vila
1652 1709
Jacareí
Populacao > Vila
1709 1718
Jacareí
Populacao > Vila
1718 1808

A Vila de Jacareí, também chamada de Vila de Nossa Senhora da Conceição do rio Paraíba Jacareí, foi fundada em 1652. Quando fundada estava sob a jurisdição da Capitania de Itanhaém

Histórico

Segundo José de Sousa Azevedo Pizarro e Araújo, na obra Memórias Histórica do Rio de Janeiro e das Províncias anexas a jurisdição do vice-rei do Estado do Brasil, a vila de Jacareí foi fundada em 1652 pelo donatário D. Diogo de Faro e Sousa [1]. Já Pedro Taques de Almeida Pais Leme informa que Jacareí foi instituída no tempo do donatário Diogo de Faro e Sousa em 1652, mas que o povoador e fundador desta vila foi o paulista Antonio Afonso e seus filhos Antonio Afonso, Francisco Afonso, Bartolomeu Afonso e Estevão Afonso ] [2].

Segundo as Notícias do Bispado do Rio de Janeiro, de 1687, a vila de Jacareí contava com 144 fogos com 4010 pessoas de comunhão. E tinha as irmandades da Nossa Senhora da Conceição, das Almas, de Nossa Senhora da Pena e de São Sebastião [3].


Referências

  1. (Araújo, 1820)
  2. LEME, Pedro Taques de Almeida Paes. História da Capitania de São Vicente. Brasília: Senado Federal, 2014. p.131
  3. Notícias do Bispado do Rio de Janeiro



Citação deste verbete
Autor do verbete: Lana Sato
Como citar: SATO, Lana. "Jacareí". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Jacare%C3%AD. Data de acesso: 19 de dezembro de 2018.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página