Ações

João de Barros Braga

De Atlas Digital da América Lusa

por Rafael Ricarte da Silva
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


João de Barros Braga, filho de Antonio de Barros, capitão de Infantaria do Terço da Bahia, foi um dos principais representantes da Coroa portuguesa no combate aos indígenas no processo de conquista da Capitania do Siará grande.[1] Ao longo de 33 anos, serviu a sua majestade no combate aos gentios e obteve como mercê, pelos serviços prestados, 11 sesmarias na capitania. O nome de João de Barros Braga aparece pela primeira vez em 1700 recebendo uma sesmaria no Jaguaribe e em 1701 já figura como um dos camaristas na Vila de São José de Ribamar. Segundo Antonio Bezerra, João de Barros Braga era pernambucano, residiu em Aquiraz e em Cascavel, tendo falecido em 1743.[2] Em 1730 foi nomeado para o posto de capitão-mor da Capitania do Rio Grande.[3]


Referências

  1. Indicação de João de Barros Braga para o posto de capitão-mor do Ceará em 15 de julho de 1724. In: Arquivo Público do Estado do Ceará. Coleção de documentos doados pelo professor Limério Moreira da Rocha, p. 241.
  2. BEZERRA, Antonio. Algumas origens do Ceará. Ed. fac-sim. Fortaleza: Fundação Waldemar Alcântara, 2009, p. 138.
  3. AHU - Documentos Manuscritos Avulsos da Capitania do Rio Grande. Documento 148; CD 01, Pasta 003, Sub-pasta 001. Consulta do Conselho Ultramarino ao rei D. João V, sobre a nomeação de pessoas para o cargo de capitão-mor do Rio Grande do Norte, por 3 anos. Resolução a nomear João de Barros Braga, a 5 de Maio de 1730.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Rafael Ricarte da Silva
Como citar: SILVA, Rafael Ricarte da. "João de Barros Braga". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Jo%C3%A3o_de_Barros_Braga. Data de acesso: 21 de outubro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página