Ações

Magasynsberg

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Magasynsberg

Serra na m.e. do 'Ried beeke' (Rio Guarabira).


Natureza: serra.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: PARAIBA.


Nome atual: ...


Nomes históricos: Magasynsberg.


Etmologia:

Magasynsberg, termo de origem neerlandesa.

O prof. Benjamin N. Teensma traduziu: Magasynsberg = Magazijnsberg, morro dos armazéns.

A entrada de Elias Herckmans montou uma base logística nessa área, armazenando o estoque de munições (de boca, armas, ferramentas, etc), aí deixando os estropiados, carretas, bois, cavalos, etc, e a partir dela fez:

- a exploração a oeste, até o 'Steenen Keerberg', retornando a essa base;

- a exploração ao noroeste, em busca do alto 'Camaratĩba'-'Tuĩnandĩba', nas bordas da 'COPAĬBA' (Chapada da Borborema), retornando a essa base;

- a exploração ao sul, beirando a 'COPAĬBA', quando a deixou e iniciou o regresso ao "Brasil".

Citação:

(Barléu, 1647):

@ pg. 222-223 - o estabelecimento da base logística:

"Toparam novas matas e logo se lhes ofereceu o grande rio Araçaí ( 297) . Por troncos de árvores esparsos e cortados aqui e ali, notou-se que os portugueses já tinham passado por lá em demanda de Copaoba. Aí se demoraram um dia inteiro, enquanto os índios rasgam caminho na espessura das brenhas.

...

Moveu-se daí o bando através de canaviais bravos e chegou ao sopé de um monte. ... Apareceram em seguida os despenhadeiros dos montes e os trechos impérvios para as cavalgaduras. Aí foram os carreiros dispensados de prosseguir, despachando-se para o Conde um mensageiro que lhe relatasse o caminho até ali feito.

Estando cansados, estendem o corpo por toda a parte, e, refeitos com módica ração de farinha, galgam o cume da montanha, deixando à raiz dela os inválidos e os incapazes de seguir, a quem se mandou que voltassem para junto dos seus na Paraíba.

O nome daquela serra era polissílabo e tremendo Irupari-bakaí, isto é: " Aqui o diabo olhou para trás". Entre os índios surgiu em verdade a lenda de que, havendo o diabo subido àqueles cumes, como que atônito com a novidade da grande altura, olhara para trás.

Incumbindo aí alguns soldados e brasileiros de cuidar da comida, animou-se Herckmann a ir mais longe.".

@ pg. 226 - o retorno à base vindos do 'Steenen Keerberg' e o início da exploração em busca do 'Camaratĩba'-'Tuĩnandĩba':

"Transpostas de novo as serras por onde tinham ido, pararam no lugar em que tinham ficado os carros, cavalgaduras e mantimentos. Dirigiu-se então a derrota para o norte e para o sertão do Brasil, com o fito de explorar não só o aspecto daquelas regiões, mas também as suas produções.".

@ pg. 227 - o retorno à base, a exploração para o sul e retorno ao "Brasil":

"Como, porém, depois de palmilhados tantos vales e superadas tantas serras, aparecesse a mesma paisagem, sem haver esperanças de proveito, deu-se o sinal de partida, e volveram ao lugar onde estavam os comestíveis.

Determinou esta digressão de Herckmann para o norte a notícia de existirem ali minas de prata, às quais tinham ido em vão, no ano de 1637, alguns holandeses, coagidos a voltarem por falta de provisões de boca.

...

Recolhidas todas as bagagens, regressaram para o Brasil, perlustrando caminhos novos e também ínvios, onde as serras e os plainos apareciam a cada passo salpicados de lâminas vítreas faiscantes aos raios do sol. Acreditaram serem aqueles os montes de cristal, dos quais fizeram menção os escritores, apesar de os brasileiros desconhecerem o cristal. ...

Após uma caminhada de alguns dias, chegaram aos currais e aos engenhos e fazendas dos portugueses, já conhecidas.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Magasynsberg". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Magasynsberg. Data de acesso: 1 de abril de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página