Ações

Mondaĩ ou Alagoa de Norte

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Mondaĩ ou Alagoa de Norte

'Allagoa de Nort' no MBU.

Lagoa fluvial de grande porte formada pelo 'Mondaĩ' (Rio Mundaú) e situada próxima e ao norte da 'Paraĩgèra ou Algoa de Sal' (Lagoa Manguaba).


Natureza: lagoa.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: Mondaĩ; Alagoa de Norte; Alagoa ∂Ԑ Nor∂t; a Lagoa ∂Ԑ Noor∂; Allagoa de Nort; Alagoa do Norte; Lagoa do Norte.


Nome atual: Lagoa Mundaú (ou Lagoa do Norte).

As grandes lagoas Mundaú e Manguaba formam o sistema lacustre denominado Alagoas, que dá nome, segundo Walbeeck e Moucheron, ao distrito entre o Rio de São Miguel e o Rio de Santo Antônio Grande.

A região no entorno da Mundaú constituia uma área denominada Alagoa do Norte, onde situa-se a povoação de 'S. Luzia' (atual cidade de Santa Luzia do Norte - AL).

Citações

►Mapa RSF (Albernaz, 1626/1627) RIO DE SÃO FRANCISCO, desenhada, lagoa assinalada com a letra G, 'G - Lagoa do Norte cõ dous Engenhos'.

►Mapa PE (Albernaz, 1626/1627) CAPITANIA DE PERNÃOBVCO, desenhada parcialmente, sem nome, com barra ao sul de 'Iaragua' (Porto de Jaragua).

►Mapa BA (IAHGP-Vingboons, 1640) #36 CAPITANIA DO BAHIA DE TODOS SANCTOS, plotada, 'a Lagoa ∂Ԑ Noor∂', desaguando no Oceano pelo 'R Alagoas'.

►Mapa BRASILIA (IAHGP-Vingboons, 1640) #38 CAERTE VAN BRASILIA plotada, 'Alagoa ∂Ԑ Nor∂t.', desague pelo 'Rº. ∂os Allagoas'.

►Mapa PE-M (IAHGP-Vingboons, 1640) #39 CAPITANIA DO PHARNAMBOCQVE, plotada, 'Alagoa ∂Ԑ Nor∂t.', desague pelo 'Rº. ∂os Allagoas'.

►Mapa Y-25 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Rio Vassabara ende Rio St. Antonij Mimijn, plotada, sem nome, formada pelo 'Rº Allegoas:'.

(Walbeek & Moucheron, 1643):

@ pg. 123:

"As alagoas, ou lagoas propriamente ditas, das quais procede o nome desse distrito, são duas, a do Norte e a do Sul, tendo ambas a mesma barra, e demoram na altura de 9º e 3/4 de latitude meridional.".

@ pg. 127-128:

"A lagoa do Norte (que não é menos piscosa que a do Sul) foi dada com as suas terras circunvizinhas por Duarte de Albuquerque a Miguel Gonçalves Vieira, Provedor da Fazenda d'el Rei, pois ditas terras estavam compreendidas na doação que se lhe fez de cinco léguas ao longo da costa, de Paripueira para o Sul, e de dez léguas para o sertão (8). Assim como Duarte Soares distribuiu as terras da lagoa do Sul, o Provedor distribuiu as do Norte a diferentes pessoas em dez datas, sendo cinco na parte do norte e outras tantas na do sul; mas os donatários tendo-se passado para o inimigo durante a guerra, todas essas terras (que têm a mesma natureza das da lagoa do Sul) estão vagas e inteiramente incultas, pois não ficaram ali senão as pessoas declaradas na lista que vai abaixo, e essas residem na parte do sul da lagoa, onde têm dois pesqueiros, estando despovoada a parte do norte. ".

(Gonsalves de Mello, 1985), Nota (8), pg. 138:

"(8) Miguel Gonçalves Vieira foi nomeado Provedor da Fazenda Real por título datado de 26 de agosto de 1577, Torre do Tombo, Chancelaria de D. Sebastião, livro 37 fls. 282. Não é conhecido o texto da sesmaria pela qual recebeu em doação as terras aqui mencionadas. ".

(Câmara Cascudo, 1956):

@ pg. 155:

"Miguel Gonçalves Vieira era dono da Alagoa do Norte, a Mundaú. Dessa posse, Vieira destacou um quinhão de légua-em-quadra para Antônio Martins Ribeiro, em 13 de abril de 1610, à margem do Mundaú. Ribeiro funda Santa Luzia de Siracusa, Santa Luzia do Norte atualmente.".

@ pg. 159:

"Como se vê, as Alagoas holandesas não se apartavam da orla verde das lagoas onde se fixara a sociedade agrícola.".

@ pg. 164:

"O Rio das Lagoas é o Mundaú. Barléu escreve-lhe o nome vulgar da época. O desenho tenta reproduzir, no contorno geral, as duas lagoas famosas, a Paraigera ou Alagoa do Sul (Manguaba) e a Mondai ou Alagoa do Norte (Mundaú). Não nomeia os canais que as ligam, o Remédios e o Siriba.

...

Na Alagoa do Norte desaguam, à direita, o Potiguaçutiba, no centro, o Mondai, Mundaú e à esquerda, o Carrapato.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Mondaĩ ou Alagoa de Norte". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Monda%C4%A9_ou_Alagoa_de_Norte. Data de acesso: 22 de outubro de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página