Ações

Mopebi

De Atlas Digital da América Lusa

Mopebi

Geometria

Coleção Levy Pereira


Mopebi


Natureza: aldeia de índios


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE


Capitania: RIO GRANDE

Aldeia de índios (brasilianos), ao norte da Lagoa Papari (plotada sem nome no BQPPB), na Capitania do Rio Grande.


Nomes históricos: Aldeia Mopebi (Mipibu, Mompabu, Mipibú, Monpibu, Monpebu, Mompebu, Monpebú, Mopobu, Monpabao), Bopeba.


Nome atual: não é mais aldeia de índios.

Possivelmente localizada na área a leste do povoado de Oitizeiro - vide mapa IBGE Geocódigo 2408201 NISIA FLORESTA - RN.

Etimologia

termo de origem tupi.

►(Cãmara Cascudo, 1968) pg.104-105 dá uma explanação:

"MIPIBU:- ... Riacho atravessando aldeia indígena, onde nasceu a cidade. De mpi-bu, o que surge, emerge, inopinado, súbito, alusão à fonte do rio, brotando do seio de um bosque. ...).".

'

Nota: a citação ao riacho não se aplica ao contexto do BQPPB e do mapa Y-48 (4.VEL Y, 1642), todavia é adequado ao contexto do mapa RG (IAHGP-Vingboons, 1640).

Citações

►Mapa RG (IAHGP-Vingboons, 1640) - plotada com o símbolo de aldeia, "A Mopabú", na m.d. do rio "Rº. Mipabu", que desagua numa grande lagoa sem nome, a atual Lagoa de Nísia Floresta (Lagoa Papari).

Pelo posicionamento nesse mapa, não interpretamos essa indicação como sendo a da Aldeia "Mopebi" do BQPPB, e sim a da aldeia do BQPPB com sinal de abandonada denominada "Urubuuguaba", na m.e. do riacho "Itapuama" (no BQPPB), que é aqui o "Rº. Mipabu". A pequena lagoa desenhada, sem nome, a noroeste da aldeia, é a lagoa "Ipoxi" (no BQPPB), atualmente chamada de Lagoa do Bonfim.

Uma possível explanação é a de que a aldeia "A Mopabú" tenha sido relocada, e no BQPPB, sua antiga locação é a da aldeia com sinal de abandonada "Urubuuguaba".

►Mapa Y-48 (4.VEL Y, 1642), plotada como "A: Mapabú:" e símbolo de aldeia, na margem esquerda de um rio sem nome (possivelmente o Rio Trairi) e a oeste de uma grande lagoa onde entra o rio citado, a Lagoa de Nísia Floresta (Lagoa Papari).

Nossa interpretação geográfica para o seu posicionamento é a mesma feita para o mapa RG (IAHGP-Vingboons, 1640).

►(Verdonck, 1630), pg. 45:

"§ 20.º - CIDADE DO RIO GRANDE CHAMADA DO NATAL - ALDEIAS DE BRASILIENSES - ...

Nessa jurisdição do Rio Grande pode haver ao todo 5 ou 6 aldeias de brasilienses, que, juntas, devem contar 750 a 800 flecheiros, e a principal destas aldeias é chamada Mopobú e está situada a 7 milhas ao sul do Rio Grande e a 4 ou 5 milhas para o interior; ...".

►Citada como Aldeia Mopebi pelo Pe. Manoel de Moraes, em 1635, na sua relação de aldeias de brasilianos no Rio Grande informada aos neerlandeses, conforme:

- Nota 43 de C. Fernandes Pinheiro, Brasil Bandecchi e Leonardo Arroyo, in (Southey, 1810), Notas do capítulo IV, pg. 207:

"44 Mopebi e Para-wassu, ambas entre o Rio Grande e Cunhau; ...".

- (Vainfas, 2008), pg. 72:

"No Rio Grande, Manoel nomeou as aldeias de Mopebi ou Paraguassu, ambas entre o Rio Grande e Cunhaú, acrescentando que estavam unificadas, embora mantivessem seus próprios capitães, respectivamente Antônio de Ataíde e Francisco Vaibitari; ...".

Notas:

1) as duas citações acima tem fonte primária no livro de Joannes de Laet, História ou Anais dos Feitos da Companhia das Índias Ocidentais, desde o começo até o fim do ano de 1636 (original de 1644);

2) a indicação de que as Aldeias de Paraguassu e Mopebi já estavam unidas em 1635 indica que Paraguassu já estava abandonada nesse ano e que sua população se juntou à da Mopebi, possivelmente governando, entretanto, cada um dos capitães a sua gente.

►(Dussen, 1640), indicando o nome do seu capitão holandês e sua população masculina:

- pg. 183, definindo a função do capitão holandes:

"Além do capitão brasiliano, foi posto em cada aldeia um capitão holandês que os regem a eles e aos seus principais; a sua maior atribuição é animá-los para o trabalho e dirigi-los na melhoria das plantações e conceder-lhes permissão para trabalhar para senhores de engenho, verificando que não sejam vítimas de enganos e que o seu trabalho lhes seja pago. ".

- pg. 184, quanto á pópulação masculina, esclarece:

"... homens, tanto velhos quanto jovens, aptos para a guerra ou inaptos, excluídas as mulheres e crianças, as quais estão em proporção, com relação aos homens, de, no mínimo, 3 para 1. ".

- pg.185:

"ALDEIAS NO RIO GRANDE

...

Aldeia Monpabu, Capitão Davidt Loeman ... 56 homens".

►(Dagelijkse Notulen der Horge Regeering in Brazilie 1635-1654 - Nótulas Diárias do Alto Governo Neerlandês no Brasil - fonte: UFPE - LIBER - Monumenta Hygina):

@ Dagelijkse Notule in Volume 7, Período de 4 de janeiro a 29 de julho de 1641:

"6 de fevereiro O próximo requerimento foi feito pelo Escolteto da Capitania de Rio Grande e que ficou decidido pelo Conselho de se apostilar da seguinte forma.

...

1 Por causa da última ordem da Sua Excelência e os Nobres Senhores a corte de justiça da Capitania de Rio Grande foi separada em duas partes, a saber, Cunhas e Potigy, e sobre este caso que cada uma das partes sendo independente da outra e que a situação de cada ainda não está clara, foi requerido que a corte de justiça dos Escabinos seja instalada em Monpabao, porque se encontra no meio da Capitania, desde que um habitante não seja mais privilegiado do que o outro. Vendo que Monpabao é o lugar mais propicia para que dar sessão a todas as questões dos habitantes desta Capitania, a justiça será instalada nesta cidade. Os Escabinos serão obrigados a se reunirem exatamente de 14 em 14 dias, tendo que pagar a multa de 3 florins para cada vez para o proveito do Escolteto.

...

3 Também sabemos da existência de uma lagoa no distrito de Monpabao, que se presta perfeitamente à pescaria, mas os habitantes estão tendo muitas brigas sobre os limites de pescaria e outras coisas, enquanto nenhum deles pode reclamar nenhum direito de herança ou arrendamento sobre o lago. Para beneficiar a Companhia em algum tipo de ganho a partir deste negócio, me parece propício que eu possa usar esta lagoa temporariamente para pesca durante uns dois anos ou durante o tempo que sua Excelência e os Nobres Senhores queiram me conceder, levando em conta que os brasileiros com uso de arcos e flechas possam continuar pescando para saciar suas necessidades. A pescaria irá continuar como antigamente ao acesso de todos, até que nós decidamos o contrario.".

"26 de junho ...

Johan ten Berge Escolteto da Capitania do Rio Grande compareceu na reunião e mostrou os seguintes requerimentos por escrito, que foram apostilados como está indicado nas margens.

...

2. Visto que o Senhor Willem Becks que tem um contrato sobre a captura dos animais da Companhia pelo período de 3 anos e com quem eu, Johan ten Berge, fechei um acordo que abrange um terço do negócio, assim me vejo obrigado de prestar atenção para garantir os ganhos da Companhia com a captura dos animais, e visto que isto não pode ser realizado sem a assistência de brancos e brasileiros, assim nós pedimos receber a permissão de Sua Excelência e a dos Nobres Senhores para receber de 8 a 10 homens da aldeia Monpabao, para a captura dos animais. O suplicante recebe permissão de buscar da aldeia Monpabao de 8 a 10 homens a menos que eles recebam uma boa compensação por seu trabalho.".

►Nótulo, com a Ata e as propostas da Assembléia Indígena, datadas de 30/03/1645, realizadas na Aldeia Tapisserica, com as resoluções do Supremo Conselho, apostiladas em 11/04/1645, in (Souto Maior, 1912):

Essa aldeia, nessa Assembéia, é:

- citada com as grafias: Mipibú, Monpibu, Monpebu, Mompebu, Bopeba, Monpebú;

- autorizada a fundir-se com as aldeias denominadas Jaragoa (duas, tratadas anteriormente nesse documento como Jaragia, capitão Francisco Pelpy/Francisco Peypy e Zaragoa, capitão Antonio Pacheco);

- jurisdicionada à Câmara do Rio Grande, que, além dela, congrega as aldeias Orange (sede, Araunu), Pirari e Jaragoa.

- representada por um grupo e elege representação de dois escabinos (uma dupla por grupo) para a Câmara do Rio Grande.

Notas:

1) A fusão das Aldeias Jaragia, Zaragoa e Mompabu - a fusão indica a concentração da população num só local, no caso, na Aldeia Mompebu, mas com independência do governo.

Há, plotadas no BQPPB, duas aldeias muito próximas, na m.e.do rio "Potiií" (Rio Potengi), a "Iaragoa" ea "Apuá", distando menos de 2 Km entre si, que podem ser as Jaragia e Zaragoa citadas. E estão sendo autorizadas a se mudarem, tornando o local onde estão erguidas "Lugar despovoado. Domicilia deserta.", todavia, suas comunidades, seus grupos, sobrevivem mantendo as identidades noutro local, onde se ergue a Aldeia Mompabu. Essa tática de concentração era uma medida de sobrevivência na agonia dessa brava nação. A Paraguassu as havia antecedido em pelo menos uma década na união com a Mompabu.

2) Os mapas também parecem indicar uma mudança física de local da própria Mompebu, da aprazivel região de muitas fontes e terras férteis, na cabeceira noroeste da lagoa Papari, onde o BQPPB assinala a deserta "Urubuuguaba" e os outros mapas a localizam antes de de 1642, para a região elevada na margem nordeste dessa lagoa.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Mopebi". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Mopebi. Data de acesso: 29 de março de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página