Ações

Mopebi (aldeia de índios)

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Mopebi

Aldeia de índios (brasilianos), ao norte da Lagoa Papari (plotada sem nome no BQPPB), na Capitania do Rio Grande.


Natureza: aldeia de índios.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: RIO GRANDE.


Nomes históricos: Aldeia Mopebi (Mipibu, Mompabu, Mipibú, Monpibu, Monpebu, Mompebu, Monpebú, Mopobu, Monpabao), Bopeba.


Nome atual: não é mais aldeia de índios.

  • Possivelmente localizada na área a leste do povoado de Oitizeiro - vide mapa IBGE Geocódigo 2408201 NISIA FLORESTA - RN.


Etimologia:

Termo de origem tupi.

(Câmara Cascudo, 1968), pg. 104-105, explana:

"MIPIBU:- ... Riacho atravessando aldeia indígena, onde nasceu a cidade. De mpi-bu, o que surge, emerge, inopinado, súbito, alusão à fonte do rio, brotando do seio de um bosque. ...).".


Citações:

►Mapa RG (IAHGP-Vingboons, 1640) - plotada com o símbolo de aldeia, 'A Mopabú', na m.d. do rio 'Rº. Mipabu', que deságua numa grande lagoa sem nome, a atual Lagoa de Nísia Floresta (Lagoa Papari).

  • Pelo posicionamento nesse mapa, não se interpreta essa indicação como sendo a da Aldeia 'Mopebi' do BQPPB, e sim a da aldeia do BQPPB com sinal de abandonada denominada 'Urubuuguaba', na m.e. do riacho 'Itapuama' (no BQPPB), que é o 'Rº. Mipabu' no RG (IAHGP-Vingboons, 1640). A pequena lagoa desenhada, sem nome, a noroeste da aldeia, é a lagoa 'Ipoxĩ' (no BQPPB), atualmente chamada de Lagoa do Bonfim.
  • Uma possível explanação é a de que a aldeia 'A Mopabú' tenha sido relocada. No BQPPB, sua antiga locação é a da aldeia com sinal de abandonada 'Urubuuguaba'.


►Mapa Y-48 (4.VEL Y, 1643-1649), plotada como 'A: Mapabú:' e símbolo de aldeia, na margem esquerda de um rio sem nome (possivelmente o Rio Trairi) e a oeste de uma grande lagoa, onde entra o rio citado, a Lagoa de Nísia Floresta (Lagoa Papari).


(Verdonck, 1630), pg. 45:

"§ 20.º - CIDADE DO RIO GRANDE CHAMADA DO NATAL - ALDEIAS DE BRASILIENSES - ...

Nessa jurisdição do Rio Grande pode haver ao todo 5 ou 6 aldeias de brasilienses, que, juntas, devem contar 750 a 800 flecheiros, e a principal destas aldeias é chamada Mopobú e está situada a 7 milhas ao sul do Rio Grande e a 4 ou 5 milhas para o interior; ...".


►Citada como Aldeia Mopebi pelo Pe. Manoel de Moraes, em 1635, na sua relação de aldeias de brasilianos no Rio Grande informada aos neerlandeses, conforme:

  • Nota 43 de C. Fernandes Pinheiro, Brasil Bandecchi e Leonardo Arroyo, in (Southey, 1810), Notas do capítulo IV, pg. 207:

"44 Mopebi e Para-wassu, ambas entre o Rio Grande e Cunhau; ...".

"No Rio Grande, Manoel nomeou as aldeias de Mopebi ou Paraguassu, ambas entre o Rio Grande e Cunhaú, acrescentando que estavam unificadas, embora mantivessem seus próprios capitães, respectivamente Antônio de Ataíde e Francisco Vaibitari; ...".


Notas:

  • As duas citações acima têm fonte primária no livro de Joannes de Laet, História ou Anais dos Feitos da Companhia das Índias Ocidentais, desde o começo até o fim do ano de 1636 - (Laet, 1644);
  • A citação de que as Aldeias de Paraguassu e Mopebi já estavam unidas em 1635 indica que a Paraguassu já estava abandonada nesse ano e que sua população se juntou à da Mopebi, governando, entretanto, cada um dos capitães a sua gente.


(Dussen, 1640), indicando o nome do seu capitão holandês e sua população masculina:

@ pg. 183, definindo a função do capitão holandês:

"Além do capitão brasiliano, foi posto em cada aldeia um capitão holandês que os regem a eles e aos seus principais; a sua maior atribuição é animá-los para o trabalho e dirigi-los na melhoria das plantações e conceder-lhes permissão para trabalhar para senhores de engenho, verificando que não sejam vítimas de enganos e que o seu trabalho lhes seja pago. ".

@ pg. 184, quanto à população masculina, esclarece:

"... homens, tanto velhos quanto jovens, aptos para a guerra ou inaptos, excluídas as mulheres e crianças, as quais estão em proporção, com relação aos homens, de, no mínimo, 3 para 1. ".

@ pg.185:

"ALDEIAS NO RIO GRANDE

...

Aldeia Monpabu, Capitão Davidt Loeman ... 56 homens".


►(Dagelijkse Notulen der Horge Regeering in Brazilie 1635-1654 - Nótulas Diárias do Alto Governo Neerlandês no Brasil - fonte: MONUMMENTA HYGINIA - UFPE - LIBER):

@ Dagelijkse Notule in Volume 7, Período de 4 de janeiro a 29 de julho de 1641:

"6 de fevereiro O próximo requerimento foi feito pelo Escolteto da Capitania de Rio Grande e que ficou decidido pelo Conselho de se apostilar da seguinte forma.

...

1 Por causa da última ordem da Sua Excelência e os Nobres Senhores a corte de justiça da Capitania de Rio Grande foi separada em duas partes, a saber, Cunhas e Potigy, e sobre este caso que cada uma das partes sendo independente da outra e que a situação de cada ainda não está clara, foi requerido que a corte de justiça dos Escabinos seja instalada em Monpabao, porque se encontra no meio da Capitania, desde que um habitante não seja mais privilegiado do que o outro. Vendo que Monpabao é o lugar mais propicia para que dar sessão a todas as questões dos habitantes desta Capitania, a justiça será instalada nesta cidade. Os Escabinos serão obrigados a se reunirem exatamente de 14 em 14 dias, tendo que pagar a multa de 3 florins para cada vez para o proveito do Escolteto.

...

3 Também sabemos da existência de uma lagoa no distrito de Monpabao, que se presta perfeitamente à pescaria, mas os habitantes estão tendo muitas brigas sobre os limites de pescaria e outras coisas, enquanto nenhum deles pode reclamar nenhum direito de herança ou arrendamento sobre o lago. Para beneficiar a Companhia em algum tipo de ganho a partir deste negócio, me parece propício que eu possa usar esta lagoa temporariamente para pesca durante uns dois anos ou durante o tempo que sua Excelência e os Nobres Senhores queiram me conceder, levando em conta que os brasileiros com uso de arcos e flechas possam continuar pescando para saciar suas necessidades. A pescaria irá continuar como antigamente ao acesso de todos, até que nós decidamos o contrario.".

"26 de junho ...

Johan ten Berge Escolteto da Capitania do Rio Grande compareceu na reunião e mostrou os seguintes requerimentos por escrito, que foram apostilados como está indicado nas margens.

...

2. Visto que o Senhor Willem Becks que tem um contrato sobre a captura dos animais da Companhia pelo período de 3 anos e com quem eu, Johan ten Berge, fechei um acordo que abrange um terço do negócio, assim me vejo obrigado de prestar atenção para garantir os ganhos da Companhia com a captura dos animais, e visto que isto não pode ser realizado sem a assistência de brancos e brasileiros, assim nós pedimos receber a permissão de Sua Excelência e a dos Nobres Senhores para receber de 8 a 10 homens da aldeia Monpabao, para a captura dos animais. O suplicante recebe permissão de buscar da aldeia Monpabao de 8 a 10 homens a menos que eles recebam uma boa compensação por seu trabalho.".


►Nótulo, com a Ata e as propostas da Assembléia Indígena, datadas de 30/03/1645, realizadas na Aldeia Tapisserica, com as resoluções do Supremo Conselho, apostiladas em 11/04/1645, in (Souto Maior, 1912):

Essa aldeia, nessa Assembléia, é:

  • Citada com as grafias: Mipibú, Monpibu, Monpebu, Mompebu, Bopeba, Monpebú;
  • Autorizada a fundir-se com as aldeias denominadas Jaragoa (duas, tratadas anteriormente nesse documento como Jaragia, capitão Francisco Pelpy/Francisco Peypy e Zaragoa, capitão Antonio Pacheco);
  • Jurisdicionada à Câmara do Rio Grande, que, além dela, congrega as aldeias Orange (sede, Araunu), Pirari e Jaragoa.
  • Representada por um grupo e elege representação de dois escabinos (uma dupla por grupo) para a Câmara do Rio Grande.


Notas:

1) A fusão das Aldeias Jaragia, Zaragoa e Mompabu - a fusão indica a concentração da população num só local, no caso, na Aldeia Mompebu, mas com independência do governo de cada aldeia de origem.

2) Há, plotadas no BQPPB, duas aldeias muito próximas, na m.e. do rio 'Potiií' (Rio Potengi), a 'Iaragoa' e a 'Apuá', distando menos de 2 Km entre si, que podem ser as Jaragia e Zaragoa citadas. E estão sendo autorizadas a se mudarem, tornando o local onde estão erguidas "Lugar despovoado. Domicilia deserta.", todavia, suas comunidades, seus grupos, sobrevivem mantendo as identidades noutro local, onde se ergue a Aldeia Mompabu. Essa tática de concentração era uma medida de sobrevivência na agonia dessa brava nação. A Paraguassu as havia antecedido em pelo menos uma década na união com a Mompabu.

3) Os mapas também parecem indicar uma mudança física de local da própria Mompebu, da aprazível região de muitas fontes e terras férteis, na cabeceira noroeste da lagoa Papari, onde o BQPPB assinala a deserta 'Urubuuguaba' e os outros mapas a situavam antes de de 1642, para a região elevada na margem nordeste dessa lagoa.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Mopebi (aldeia de índios)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Mopebi_(aldeia_de_%C3%ADndios). Data de acesso: 28 de março de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página