Ações

N S. deLoz (povoação)

De Atlas Digital da América Lusa

N S. deLoz (povoação)

Geometria

Coleção Levy Pereira


N S. deLoz

Povoação na região entre os rios 'Ĩúna' (Rio Várzea do Una) e 'Pixaó' (Rio Pixaó).


Natureza: povoação.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nome atual: povoado de Nossa Senhora da Luz, no município de São Lourenço da Mata-PE.


Nomes históricos: N S. deLoz (N S. ᵭLoz).

  • Nota: A povoação situa-se nas nascentes do Rio Muribara e Rio Camassari, sobre um outeiro, conhecido como monte das Tabocas (não é o local da batalha de 3 Agosto de 1545) e sua igreja é uma das mais antigas do Brasil.

Citações:

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotada, 'N S. ᵭLoz'.

(Pereira da Costa, 1951), Volume 4, Ano 1691 discorre sobre as origens da povoação de Nossa Senhora da Luz:

@ pg. 373:

"A capela de N.S. da Luz, como consta do respectivo livro do tombo da freguesia, aberto e rubricado pelo visitador Inácio Vitorino Gomes, em 10 de dezembro de 1775, já estava construída em 1540, porquanto, no registro de um auto de demarcação de terras pertencentes a Pedro Fernandes Vogado, procedida a 9 de janeiro daquele ano, se faz menção da igreja que está situada na Muribara, a que chamam Nossa Senhora da Luz.

Segundo uma legenda local, a capela-mor da igreja de N.S. da Luz é justamente a mesma ermida que anteriormente ali houve, levantada em meados do século XVI pelos moradores da localidade, para nela ser colocada uma imagem do Nossa Senhora, a que denominaram da Luz, por haverem-na descoberto nas matas circunvizinhas ao sinal de um corpo luminoso que resplandecia no próprio local em que estava a imagem.".

@ pg. 367:

"Sobre a época da criação da paróquia, nada consta, precisamente; entretanto, parece que vem de começos do século XVII, porquanto, na escritura de venda de 100 braças de terras em quadra, na Muribara, feita por D. Maria dos Reis, viúva de Jerônimo Gonçalves Gaio, a Domingos Barbosa, em 1629, e lavrada na vila de Olinda pelo tabelião Gaspar Pereira Tavares, se declara serem ditas terras situadas na Muribara, freguesia da Luz.".

@ pg. 368:

"Por patente de 20 de dezembro de 1656 do governador Francisco Barreto, foi Fernão Soares da Cunha provido no cargo de capitão-mor das freguesias de N.S. da Luz e de S. Lourenço da Mata. Rico agricultor, senhor dos engenhos Muribeca, Tiúma, e Guerra, do Cabo de Santo Agostinho, e tendo militado com distinção na campanha contra os invasores holandeses, desempenhou aquêle cargo até 1667, quando o deixou para exercer igual nas freguesias de Muribeca e Jaboatão.

Em 1746 contava a paróquia da Luz 14 engenhos moentes e correntes e 4 de fogo-morto, tinha 16 capelas, e a sua tropa de guarnição local constava de uma companhia de auxiliares do exército, 2 de cavalaria, 1 de Henriques (homens pretos) e 4 de ordenanças, com um total de 752 praças.

Em 1757, como escreve Loreto Couto, a povoação de Nossa Senhora da Luz, assentada na planície de formoso oiteiro, era de mais de 100 vizinhos, estendia-se pela ribeira do Capibaribe com 18 engenhos, com mais de mil fogos, e suas 244 pessoas de confissão.".

@ pg. 369:

"Sobre a — Igreja de Nossa Senhora da Luz, no monte das Tabocas, — escreveu o P. Lino do Monte Carmelo Luna uma particular Memória, que figura no Tomo I da Revista do Instituto Arqueológico c Geográfico Pernambucano, na qual vem transcrita do respectivo livro do tombo uma — Descrição da paroquial igreja de Nossa Senhora da Luz, e da sua devotíssima imagem, e nobre santuário, um dos mais antigos templos da América Portuguesa.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "N S. deLoz (povoação)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/N_S._deLoz_(povoa%C3%A7%C3%A3o). Data de acesso: 20 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página