Ações

N S. de Nazaret (igreja)

De Atlas Digital da América Lusa

N S. de Nazaret (igreja)

Geometria

Coleção Levy Pereira


N S. de Nazaret

Igreja no 'Cabo ᵭ S. Ago∫tinho' (Cabo de Santo Agostinho).


Natureza: igreja.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nome atual: Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.


Nomes históricos: N S. de Nazaret; Nª. Sԑnora ∂Ԑ NasarԐtԐ; N. S. di Nazaret; Nazaretta; Templum Arcis nazareth.

Citações:

►Mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40 CAPITANIA DE PHARNAMBOCQVE, plotada como igreja, 'Nª. Sԑnora ∂Ԑ NasarԐtԐ.', no 'C. Do St. Agostinha'.


►Mapa Y-31 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Rio St. antonij Mimijn ende Cabo St. aúgústijn, plotada com símbolo, sem nome, no 'Cabo St. aúgústÿn'.


►Mapa (Laet, 1644), Afbeeldinghe van de CABO St AVGVSTIN ende Forten, desenhada com a disposição dos construções, 'Nazaretta'.


(Barléu, 1647):

@ Prancha #36, 'CAP S. AUGVSTINI', mapa da área, desenhada com a planta dos edifícações, 'Nazaretta'.

@ Prancha #37, 'CAPVT S. AVGUSTINI', vista do cabo, assinalada com a letra F, 'F. Templum Arcis nazareth.'.


►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotada, 'N. S. di Nazaret', no 'Cabo ᵭS. Agostinno'.


(Pereira da Costa, 1951), Volume 5, Ano 1720:

@ pg. 315:

"O convento de Nazaré foi fundado ao lado de uma capela com aquela invocação, sobre cuja construção nada há de positivo, porquanto variam as datas mencionadas, nomeadamente um documento que temos presente, que diz que foi fundada pelos anos de 1617, e o autor do Santuário Mariano, que a ermida de N.S. de Nazaré foi construída pelos anos de 1627. O que não resta dúvida é que já estava edificada em 1632, porquanto, construindo-se na localidade uma fortificação regular para a defesa do porto e da povoação, ficou dentro dos seus baluartes a pequena ermida de N. S. de Nazaré, vindo daí a denominação do forte. Um velho monje, na frase de Richshoffer, aprisionado pelos holandeses quando em 1631 saquearam e incendiaram a povoação, era naturalmente o seu ermitão.

Ocupada a povoação pelos holandeses em 1635, com a capitulação do forte, e posteriormente por eles arrasado, por imprestável, porquanto, por demais afastado da barra não a defendia e nem tão pouco a localidade, foi também a ermida arrasada, como é de supor; e daí, como encontramos em uma notícia inédita, a construção de uma capela sob a mesma invocação em 1640, fundada por Pedro Dias da Fonseca, em terras que então pertenciam ao engenho Salgado, que compreendiam o outeiro de Nazaré, e chegavam até o Porto de Galinhas, ao Sul do Cabo de Santo Agostinho.

Não sabemos quando terminaram as obras de construção do novo santuário, mas, que já estava entregue ao culto público em 1648, não resta dúvida, como se evidencia do Sermão na festa que fez a N. S. de Nazaré o mestre-de-campo André Vidal de Negreiros na segunda oitava do Natal, pregado por Frei Bernardo de Braga, monje beneditino, cuja oração foi impressa em Lisboa no ano seguinte de 1649, ...".

@ pg. 317:

"A igreja fica numa bela situação, na chapada de uma elevada colina, no meio da casaria da povoação, cercada de outeiros e de um basto coqueiral. Olha para o oriente, e serve de rumo aos navegantes, que aterrando, procuram reconhecer o cabo.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "N S. de Nazaret (igreja)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/N_S._de_Nazaret_(igreja). Data de acesso: 19 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página