Ações

N S. de monte

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


N S. de monte


Natureza: igreja


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE


Capitania: RIO GRANDE

Igreja ao sul do 'Ca∫teel Keulen' (Forte dos Reis Magos).

Nome histórico:' N S. de monte; N. S. ∂Ԑ montangnԐ (Igreja de Nossa Senhora do Monte), St. Antonÿ (Santo Antônio).


Nome atual: desaparecida há muito tempo, e sem localização precisa (ainda não encontrada por arqueólogos).

Citações

►Mapa RG (IAHGP-Vingboons, 1640) #51 CAPITANIA DE RIO GRANDE, plotada, 'St. Antonÿ', símbolo de igreja (KԐrckԐn) , ao sul do 'F. CԐulԐn' (Forte dos Reis Magos).

►Mapa (BRASILIA PARS) CAERTE Van∂Ԑ Cust Van BRASŸL ßԐginԐn∂Ԑ van R. ƒԐrmoso Ԑn∂ Ԑin∂icht aԐn Cabo Roia, G.V.S. (Geleyns van Stapel), 1632, plotada, 'N. S. ∂Ԑ montangnԐ', ao sul do 'R. gran∂o' (Rio Grande).

►(Camara Cascudo, 1955), pg. 80-81, discorrendo sobre fortins holandeses no Rio Grande sugere sua localização na Avenida Getúlio Vargas@Natal-RN:

"No mapa de Marcgrav há uma N. S. DO MONTE nas alturas do atual Petrópolis, onde está a Avenida Getúlio Vargas, ex-Beira Mar. Ali houve nome de MONTE e BELO MONTE. Quando o coronel Joaquim Manuel Teixeira de Moura construiu sua ampla e acolhedora residência em 1893 encontrou alicerces possantes, tijolos fortíssimos, tinindo à percussão; como se fossem de metal. A tradição oral ali localiza um Fortim holandês, tendo um subterrâneo que o ligava ao Castelo de Keulen, antigo Forte dos Reis Magos. O historiador José Moreira Brandão Castelo Branco confirmou-me a existência dos alicerces e que o capitão do Exército Nestor de Brito dizia ter encontrado no Forte dos Reis Magos a boca do subterrâneo possivelmente conduzindo a guarnição para longe. Ninguém sabe a história desses alicerces que Joaquim Manuel deparou em 1893 no Belo-Monte, nas confrontações do lugar onde Marcgrav dissera existir o misterioso N. S. DO MONTE.".

►(Medeiros, 1998), "A DESAPARECIDA CAPELA DE NOSSA SENHORA DO MONTE", pg. 43:

"O mestre Câmara Cascudo supunha que a Nossa Senhora do Monte ficaria localizada no mesmo terreno, onde em 1893 foi construída a casa do cel. Joaquim Manoel Teixeira de Moura, na atual avenida Getúlio Vargas. Segundo Cascudo, quando da edificação daquela casa, o seu proprietário "encontrou alicerces possantes, tijolos fortíssimos, tinindo à percussão como se fossem de metal".

Tal hipótese não pode prevalecer, ante a indicação que nos é fornecida por Marcgrave, que aponta o local onde hoje funciona o Centro de Turismo, como o ponto exato em que existiu no século XVII, a Capela de Nossa Senhora do Monte...".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "N S. de monte". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/N_S._de_monte. Data de acesso: 28 de março de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página