Ações

N S. dos Praceiros (igreja)

De Atlas Digital da América Lusa

N S. dos Praceiros (igreja)

Geometria

Coleção Levy Pereira


N S. dos Praceiros

Igreja na m.e. do 'R. Salgado' (Riacho Salgado).


Natureza: igreja.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nome histórico: Capela de Nossa Senhora dos Prazeres (N S. dos Praceiros).

Núcleo histórico da atual cidade de Glória do Goitá-PE.


Nome atual: possivelmente deu origem à capela e atual Igreja de Nossa Senhora da Glória.

Citações:

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotada como igreja, 'N S. dos Praceiros', na m.e. do 'R salgado' (Riacho Salgado).

(Pereira da Costa, 1951), Volume 10, Ano 1837, pg. 116-117:

"Na segunda metade do século XVII já as Terras do Goitá, então, pertencentes à paróquia de N. S. da Luz, estavam em começos de cultura, com algumas fazendas e engenhos, e uma população mais ou menos animada, ...

...

Das datas de sesmarias da localidade, encontramos notícia de uma, talvez a mais remota, porquanto vem da segunda metade do século XVI, dos tempos donatariais, concedida ao colono Gaspar Pires, ...

...

Assim iniciada a divisão das terras do Goitá em sesmarias, sucederam-se depois outras concessões, dentre as quais temos notícia positiva de uma de tres léguas de comprido e uma de largo, no lugar Caldeirão, ribeira do Capibaribe, na Glória do Goitá, freguesia de Santo Antão, concedida em 1760 ao Padre José Gomes Lima Monte Raso pelo governador Luís Diogo Lôbo da Silva.

Veio daí a cultura das terras da localidade, a situação de várias fazendas e engenhos, e a afluência de moradores, de modo que, em meados do século XVIII, em uma dada situação, onde campeava um pequeno arraial, um dos seus habitantes de nome David Pereira do Rosário construiu uma capela para os exercícios religiosos dos moradores, o que concorreu para o estabelecimento de mais outros, e assim já com um certo desenvolvimento, no decorrer de não muitos anos apresentava o nascente arraial o aspecto de uma próspera povoação .

Foi assim criado um curato, até que teve depois a localidade o predicamento de paróquia, como vimos, sob a invocação de N. S. da Glória, padroeira da capela, que passou a servir de igreja matriz, e consequentemente a sua denominação de Glória de Goitá.

A igreja matriz foi reconstruída em 1868 ...".


Nota:

As informações do BQPPB indicam uma origem mais remota para a capela que constituiu o núcleo histórico de Glória de Goita.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "N S. dos Praceiros (igreja)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/N_S._dos_Praceiros_(igreja). Data de acesso: 23 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página