Ações

N S ᵭ S Seba∫t (aldeia de índios)

De Atlas Digital da América Lusa

N S ᵭ S Seba∫t (aldeia de índios)

Geometria

Coleção Levy Pereira


N S ᵭ

S Seba∫t

Aldeia de índios com cruzeiro na m.d. do 'Timbôtéba'.


Natureza: aldeia de índios com cruzeiro.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: N S ᵭ S Seba∫t (N. S. di S. Sebast); Nossa Senhora da Purificação (N. S. da Purificação de Una; N. S. da Purificação); A Noúo (Aldeia Nova).


Nome atual: a aldeia está destruída.


Vide: 'Velha S. Miguel (aldeia de índios)' e 'S. Gonçalo (povoação)'.


Citações:

►Mapa Mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40 CAPITANIA DE PHARNAMBOCQVE, plotada, com símbolo de aldeia, 'A Noúo', na cabeceira do 'Rº. Tintonha'.

  • A posição dessa aldeia é dúbia, pois está muito próxima ao 'Rº. Tintonha' e ao 'Rº. Huna'.

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, símbolo de aldeia, 'N. S. di S. Sebast.', na m.d. do 'Timboteba'.

(Dussen, 1640), indicando o nome do seu capitão holandês e sua população masculina:

@ pg. 183, definindo a função do capitão holandês:

"Além do capitão brasiliano, foi posto em cada aldeia um capitão holandês que os regem a eles e aos seus principais; a sua maior atribuição é animá-los para o trabalho e dirigi-los na melhoria das plantações e conceder-lhes permissão para trabalhar para senhores de engenho, verificando que não sejam vítimas de enganos e que o seu trabalho lhes seja pago. ".

@ pg. 184, quanto à pópulação masculina, esclarece:

"... homens, tanto velhos quanto jovens, aptos para a guerra ou inaptos, excluídas as mulheres e crianças, as quais estão em proporção, com relação aos homens, de, no mínimo, 3 para 1. ".

@ pg.185:

"ALDEIAS EM PERNAMBUCO

...

Aldeia em Una, Capitão Pieter Michielsz ... 44 homens.".

(Pereira da Costa, 1951), Volume 3, Ano 1636. pg. 54:

"Com o estabelecimento do aldeiamento de Una, surgiu uma povoação, contemporaneamente, que teve tal desenvolvimento, que foi logo constituída em paróquia, que documentadamente encontramos designada com as encontradas invocações de S. Gonçalo de Una, N. S. da Purificação de Una, N. S. da Purificação e S. Gonçalo Garcia, ou simplesmente Freguesia de Una. Quanto ao aldeiamento, porém, segundo um documento de 1746, tinha a invocação de S. Miguel, parecendo assim que havia duas igrejas distintas: a daquele Santo e a da paróquia.".


Notas:

1) interpreta-se, neste estudo, 'N S ᵭ S Seba∫t' como sendo duas aldeias estabelecidas num só local, a Aldeia de Nossa Senhora da Purificação e a Aldeia de São Sebastião, mantidas as autonomias dos dois grupos.

'S. Seba∫tião' é aldeia de brasilianos com cruzeiro (capelão calvinista) com sinal de abandonada, situada na m.d. do 'Camurijĩ' (Rio Camaragibe - AL), e possivelmente teve sua população (relocada) reunida à da aldeia de Nossa Senhora da Purificação, mantida a autonomia de cada grupo, fato relativamente comum - a Assembléia de brasilianos de 1645 realizada na aldeia 'Itâpoçirica' fez vários pleitos semelhantes. A diferença aqui é que a aldeia de São Sebastião deve ter sido relocada por imposição neerlandesa - vide 'S. Seba∫tião'.

2) O BQPPB mostra duas aldeias de brasilianos com cruzeiro na área, 'Velha S. Miguel' e 'N S ᵭ S Seba∫t' - a aldeia velha, São Miguel, e a aldeia nova, Nossa Senhora da Purificação, que está plotada no mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40, e a povoação de 'S. Gonçalo', sede da Freguesia do Una, situada efetivamente na margem do rio Una. São três entes distintos, e esse esclarecimento pode dar melhor compreensão à história da região - vide comentários em 'Velha S. Miguel (aldeia de índios)' e 'S. Gonçalo (povoação)'.

3) A citação de Adriaen van der Dussen acima possivelmente refere-se ao conjunto das três aldeias, 'N S ᵭ S Seba∫t' (união das aldeias de Nossa Senhora da Purificação e de São Sebastião) e 'Velha S. Miguel'.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "N S ᵭ S Seba∫t (aldeia de índios)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/N_S_%E1%B5%AD_S_Seba%E2%88%ABt_(aldeia_de_%C3%ADndios). Data de acesso: 20 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página