Ações

Nhúobi (rio)

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Nhúobi

Rio afluente m.e. do 'Paraiba' (Rio Paraíba).


Natureza: rio.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: PARAIBA.


Nomes históricos: Iniobi, Inobi, Inoby, Hinjouy, Hiniouÿ, Hiniuis, Obim, Iobim, Nhuobi, Inhobim.


Nomes atuais:

Riacho Obim, no alto curso;

Rio Engenho Novo, no médio e baixo cursos.


Etimologia:

Palavra de origem tupi - nhuobi, como grafado por Margrave. Pode ser interpretada com o significado de nhú - campo, e obí - verde: campo verde. Todavia, por se tratar de um rio, as interpretações clássicas citadas abaixo parecem ser mais adequadas.

Citações

►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA, plotado como 'R Hinjouy', afluente m.e. do 'Rº Parayba'.

►Mapa PB (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PARAIBA, plotado como 'R. Hiniuis', afluente m.e. do 'R. Paraiba'.

(Herckmans, 1639) RIAHGP:

@ pg. 250:

"Quasi confronte a este engenho, rio acima, desemboca o Iniobi (Inoby) no Paraíba; corre ao longo do lado setentrional da várzea do Paraíba, prolongando-se com os montes, e tem quatro ou cinco léguas de extensão pouco mais ou menos. Às suas margens ficam quatro engenhos ...

Inobi é uma palavra brasílica, e significa uma coisa pontuda ou cortante; porque razão os indios assim denominaram este rio, não o sabem dizer os de agora.".

@ pg. 251:

"Voltemos agora ao lugar onde o Inobi sai no Paraíba. Cumpre acrescentar que este rio corre, desde a foz até o primeiro engenho, fazendo tantas curvas e voltas que, para chegar a um sítio que se ache em distância de uma légua, se há de subir ou descer duas pelo mesmo rio.

Dali para cima, obra de um tiro de colubrina, fica sobre a margem meridional do Paraíba a boca ou foz do rio Tibiri (Tebiry), a cuja margem, uma légua para cima pouco mais ou menos, se acham dous engenhos, que se chamam os engenhos do Tibiri. Esta palavra deriva de tibero, que quer dizer pecado sodomítico. Na vizinhança destas águas, os Pitiguares, achando se outrora em guerra com os Tapuias (uma outra raça de índios que habita mais internado no sertão), apreenderam um moço tapuia, e abusaram dele nesses sítios, pelo que chamaram o lugar Tiberoy, isto é, água do pecado sodomítico.".

(Sampaio, 1904), pg. 32-33:

"INOBI — O autor da Descrição traduziu este nome como coisa pontuda ou cortante, sem dar a razão disto. Mas, em verdade se engana, porque Inobi é o mesmo que y-n-obi que se traduz: rio verde ou rio azul, o mesmo que Itoby — y-t-obi, onde a letra t é um simples sinal eufônico como o n de Inobi.".

(Coriolano de Medeiros, 1950), pg. 111:

"Inhobim (Voc. ind., i-obí: água azul ou verde) — Rio de pequeno curso do município de Santa Rita. Suas águas são excelentes, despeja à margem esquerda do Paraíba. Nas suas margens levantou o donatário da capitania, Frutuoso Barbosa, um forte para defender contra os potiguares e franceses os engenhos de Duarte Gomes da Silveira e Antônio Lopes Brandão. Nos seus arredores feriram-se renhidos combates, a princípio entre portugueses e índios; depois entre portugueses e holandeses, estes, uma vez, guiados por Domingos Calabar. Ainda existem as ruínas do primeiro engenho ali construído.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Nhúobi (rio)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Nh%C3%BAobi_(rio). Data de acesso: 2 de julho de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página