Ações

Nhambitiji (rio)

De Atlas Digital da América Lusa

Nhambitiji (rio)

Geometria

Coleção Levy Pereira


Nhambitiji

Rio com foz na 'Vpapeba' (Lagoa Papeba).


Natureza: rio.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: RIO GRANDE.


Nome atual: alto curso, Rio do Meio; baixo curso, Rio Baldum.


Nomes históricos: do Meio, Nhambitiji, Nambutiu.


Etimologia:

Termo de origem tupi, possivelmente a combinação de nhambi, uma planta, e tiji, e ĩ, rio.

Tiji, possivelmente tiyug, que significa charco, pântano.

(Margrave, 1648), pg. 49-50, descreve a erva nhambi.


Citações:

(Fernandes, 1912), Nota 52ª, Data nº 137, pg. 123-124:

"O Baldum, pequeno rio da zona agreste do Estado e que corre ao sul do Trahiry, indo, como este, desembocar na lagôa de Papary, com o nome de S. Alberto, é formado pela juncção de tres ribeiros conhecidos pelos nomes de Primeiro rio, Rio do meio e Urucará, nascendo estes dous dos logares Nascença e Defunctos, entre os municipios de Arez e S. José de Mipibú, e exactamente do planalto que divide as suas aguas com as do Trahiry. Pensamos, pois, que, comprehendendo esta data, concedida a Gaspar de Albuquerque e Jeronvmo de Athaide, duas leguas de terra nas testadas de outra sua data (89), da de Manuel Rodrigues (90) e da do padre vigário (118), de 1 légua de terra cada uma, nas varzeas do Trahiry, para a banda do sul, ia ella alcançar aquelle planalto, e os dous ribeiros Jurucará e Militiú, pelos quaes corria, eram os mesmos Urucará e Rio do meio, de que acima falamos e cujos nomes foram corrompidos daque’la fórma pelo escrivão. Não duvido que esse modêlo dos officiaes publicos, que parecia empenhado em adulterar todos os nomes, vendo que os nomes indigenas de rios terminavam quasi sempre em u, tivesse tido a lembrança de traduzir para a lingua brazilica a expressão portuguesa — Rio do meio, pela qual, talvez, já fosse conhecido o segundo daquelles ribeiros, e, convicto, escrevesse Militiú. Como quer que seja, não conheço entre os rios Baldum e Trahiry e seus tributários outros ribeiros a que se possam applicar aquelles nomes.".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 241:

"Na lagoa da Upapeba (Papeba) vêm os rios Urubupiri, Uricará (Urucará, divisa do município de Papari-Arês) que despeja no Nhambitiji, em curto curso, ...".

(Câmara Cascudo, 1968):

@ pg. 108:

"NAMBUTIÚ:- Nome indígena do Rio do Meio em Arez. De nhum-bitu-u, campo do vento, campo varrido pelo vento, campo varrido pela ventania. No mapa de Marcgrave, 1643, está Nhambitiji.".

@ pg. 70:

"BALDUM: - Rio e povoação no município de Arez. O Rio Baldum é formado pelo Riacho Primeiro, Rio do Meio e o Urucará. Com o nome de Santo Alberto deságua na Lagoa de Papari, no município de Nisia Floresta. Não é vocábulo indígena nem consegui identifica-lo".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Nhambitiji (rio)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Nhambitiji_(rio). Data de acesso: 20 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página