Ações

Nhayapopuçû

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Nhayapopuçû

Rio com barra no 'Aquétegráma' (Barra de Catuama), formando o canal oeste da 'I. Itapéçóca' (Ilha de Itapessoca).


Natureza: rio.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: ITÂMARACÂ.


Nomes atuais:

  • Rio Ibeapecu, no alto curso;
  • Rio Itapessoca, braço oeste, no baixo curso.


Nomes históricos: Nhayapopuçû (Tojucupapo, Biappĭcŭ, Beaspeou).

Citações:

►Mapa IT (Albernaz, 1626/1627) CAPITANIA DE ITAMARACA, plotado como rio, 'Tojucupapo', barra no canal oeste da 'ilha de Tamaraca'.

►Mapa IT (IAHGP-Vingboons, 1640) #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA, rio, 'Rº. Biappĭcŭ', formando na sua junção com o 'Rº Tisjuquĭppapo' os canais que rodeiam a 'I. Tapissoԑquĭ' (Ilha Itapessoca).

►Mapa Y-45 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Ponto Pommarel ende Cabo Blancko, plotado, sem nome, no conjunto 'katawamba:'.

►Mapa IT (Orazi, 1698) PROVINCIA DI ITAMARACÁ, plotado como rio, 'R Beaspeou'.

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado como rio, 'Nhayapopuçu'.

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 186:

"Entre o extremo leste de Itamaracá e o continente passam águas de mais quatro rios: — o Çararai, o Nhayapopuçu, o Tuicapaba e o Maçarandiba. ".


NOTAS:

1) Os mapas do século XVII mostram três rios com cursos distintos convergindo para formarem a Ilha da Itapessoca: 'Nhayapopuçû' (Rio Ibeapecu), 'Tuĩcapába' (Rio das Guabirabas, ou Tejucopapo), e o 'Maçaranđiba' (Rio Massaranduba).

Atualmente o Rio Ibeapecu e o Rio das Guabirabas unem-se a montante da ilha, mas essa situação pode ter sido diferente no século XVII e conforme ao desenhado nos mapas coevos.

2) O canal oeste do atual Rio Itapessoca era conhecido como Tuĩcapába (Tejucopapo, Tuyoukapaba, Tisjuquĭppapo).

3) O BQPPB diverge da situação como hoje conhecemos pois nele a 'I. Itapéçóca' é bem menor, com o canal norte da ilha desenhado a jusante da foz do 'Çararáĩ' (Riacho Serengi), e com o 'Çararáĩ' desenhado como afluente m.d. do 'Nhayapopuçû', levando-se a se estabelecer duas hipóteses:

a) Há grande erro de escala e do posicionamento da foz do 'Çararáĩ' no BQPPB (hipótese mais plausível);

b) Essa ilha no BQPPB poderia ser a pequena ilhota no sul da Ilha de Itapessoca, conhecida como CELEIRO e os rios foram desenhados baseando-se na situação do mapa anterior, ou seja, foram mantidos separados até alcançarem a ilha (hipótese menos plausível).






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Nhayapopuçû". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Nhayapopu%C3%A7%C3%BB. Data de acesso: 28 de maio de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página