Ações

Nova de Benevente

De Atlas Digital da América Lusa

Nova de Benevente

Geometria Ponto

Histórico

Denominação Início Término
Aldeia de Iriritiba
Populacao > Aldeia
por volta de 1565 1761
Nova de Benevente
Populacao > Vila
1761 1808

A Vila Nova de Benevente originou-se da fundação jesuítica aldeia de Iriritiba, estabelecida por José de Anchieta entre 1565 e 1567, junto ao rio Benevente.[1] Em 1742 houve conflito entre as tribos indígenas locais e a representação jesuítica que lá exercia as suas funções catequizadoras, resultando em intervenção real em 1744 através de carta régia, mas sendo encerrado apenas com a partida dos religiosos da colônia.[2] Havia-se fundado a igreja dedicada à Assunção de Nossa Senhora, sendo elevada finalmente a a paróquia em 1759, juntamente com a elevação do povoado a vila, concluindo-se isto em 1761. As suas principais atividades econômicas vinculavam-se ao cultivo do café, algodão, feijão, mandioca, milho, etc.[3]


Referências

  1. MARQUES, C. A. Diccionario historico, geographico e estatistico da Província do Espírito Santo. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1878.
  2. OLIVEIRA, J. T. História do Estado do Espírito Santo. Vitória: Fundação Cultural do Espírito Santo, 1975. p. 199-200.
  3. MARQUES, C. A. Diccionario historico, geographico e estatistico da Província do Espírito Santo. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1878.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Vinicius Maluly
Como citar: MALULY, Vinicius. "Nova de Benevente". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Nova_de_Benevente. Data de acesso: 15 de dezembro de 2018.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página