Ações

Olînda (cidade)

De Atlas Digital da América Lusa

Olînda (cidade)

Geometria

Coleção Levy Pereira


Olinda

'Olinda' no MBU.

Vila, com símbolo de vila ou cidade, no litoral, na m.e. do 'Iabebĩrĩ' (Rio Beberibe).


Natureza: cidade.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nome atual: Cidade de Olinda-PE.


Nomes históricos: Olinda (Villa de Olinda, Villa ∂'Olin∂a ∂ĭ Pharnambo, Olinda DE PHARNAMBUCO, Stadt Olinda de Phernambuco, Villa dollynda, Vila de Olinda da Nova Luzitanea), Vila de Marim de Olinda (MARIN, MAYR-Y, Marin d'Olinda).

  • Foi fundada como um povoado em 1535 por Duarte Coelho e elevada a vila em 12 de março de 1537.
  • Olinda foi a sede da capitania de Pernambuco, até ser tomada e incendiada pelos holandeses em 1631.
  • Seu status de sede da Capitania foi restaurado em 1650, após a expulsão dos holandeses.


Citações:

►Mapa PE (Albernaz, 1626/1627):

O topônimo consta no título desse mapa: "CAPITANIA.DE.PERNÃOBVCO.dequehe Gouernador.e Senhor.Duarte.deAlbuquerque Coelho.etem.esta dita Capitania.sesenta legoas.de.costa.como se ve.na prezente.tavoa.e na.seguinte.se mostra.em particular.oporto.de Pernãobuco.e uilla de Olinda. Cabeça desta.Capitania.";

A cidade está desenhada com o nome 'PERNÃOBVCO'.


►Mapa REC (Albernaz, 1626/1627):

O topônimo consta no título desse mapa: "Todas asfortificações quesemostraõ dolugar do Recife até a illa de Olinda e ainda adiãte até oRio tapado ...";

A cidade está desenhada com detalhes mostrando o Colégio e igrejas, com o nome 'VILLA DE Olinda'.


►Mapa PE-C [(IAHGP-Vingboons, 1640)] #40 CAPITANIA DE PHARNAMBOCQVE, plotado com o símbolo de cidade, sem nome.


►Mapa IT (IAHGP-Vingboons, 1640) #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA, plotada com o símbolo de cidade, 'villa ∂'Olin∂a ∂ĭ Pharnambo'.


►Mapa Y-41 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Cabo St. Augustijn ende hoeck van Pommarel, plotada com o símbolo de cidade, 'Olin∂a:'.


(Barléu, 1647):

  • prancha #9, 'CIVITAS Olinda', planta da cidade;
  • prancha #10, 'Olinda', vista da cidade.


►Mapa PC (Golijath, 1648) "Perfecte Caerte der gelegentheyt van Olinda de Pharnambuco MAURITS-STADT ende t RECIFFO", desenhada mostrando sua planta e cercanias, 'Olinda DE PHARNAMBUCO'.


►Mapa ASB (Golijath, 1648) "Afbeeldinge van drie Steden in Brasil", desenhada mostrando sua planta e assinalado com a letra M. Na 'Verklaringe deser Caerte.' explicita «M: Stadt Olinda de Phernambuco.».

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotada, 'Olinda'.


(Pereira da Costa, 1951) Volume 1, Ano 1537, Março 12, pg. 187-193, publica, entre outras informações, o translado do Foral da elevação de Olinda a Vila, ocorrida em 12 de março de 1537.


(Câmara Cascudo, 1956):

@ 192:

"Abaixo, na curva do Tijipió, surgem moradas e começam os arredores do Recife e Olinda, prima est Olinda metropolis, ad maris oram, pulchris aedibus templisque conspicua, no ditirambo de Barléu, com casario, engenhos, roças, sítios que enchem a mesopotâmia do Jaboatão e Tapacurá.

O reverendo Joannem Baers, cura de Vreeswijck, aldeia da província de Utrecht, acompanhou o coronel Teodoro de Waerdenburch à conquista holandesa de Pernambuco, como seu capelão. Assistiu ao assalto e posse da cidade de Olinda e é uma testemunha presencial de seu aspecto. É a primeira e última descrição da capital pernambucana, arrasada no ano imediato. Ambrósio Richeshoffer lembrou-se de registar o dia em que começaram a demolir a velha e linda Marin, 17 de novembro de 1631 e no dia 24 a mudança de funcionários e tropa para o Recife, o Povo, como ele diz. Baers fixou Olinda, como a viram os olhos cúpidos dos flamengos: ....(49).

...

(49) Padre João Baers: — Olinda CONQUISTADA, tradução do holandês de Alfredo de Carvalho, 39-41, Recife, 1898.".

@ pg. 210:

"O nome de MARIN ou MAYR-Y, que primitivamente tinha a aldeia que depois cedeu a Olinda o posto, queria dizer ÁGUA ou RIO DOS FRANCESES; ...".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Olînda (cidade)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Ol%C3%AEnda_(cidade). Data de acesso: 24 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página