Ações

Os marcos (marco e linha limitrofes PARAIBA-ITAMARACA)

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Os marcos

Marcos, ou padrões de pedra, estabeleciam a Linha dos Marcos, demarcatória do limite entre a Capitanias da Paraíba e a Capitania de Itamaracá.


Natureza: marcos e linha limítrofes.


Mapas:

PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ;

PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitanias:

PARAIBA;

ITÂMARACÂ.


Dois marcos, ou padrões, estabeleciam a linha do limite entre a Capitania de Itamaracá e a Capitania da Paraíba. Ou, na terminologia do BQPPB, entre as Prefeituras de Pernambuco (unidas à de Itamaracá), e as Prefeituras da Paraíba, na época do domínio holandês.

O marco a leste, do qual ainda não se localizou referência positiva, possivelmente foi chantado próximo ao litoral, ao norte da barra do 'Capiiarĩ mirĩ'- 'R. Goiana', no atual município de Pitimbú-PB.

O marco a oeste, no interior, na m.e. (norte) do 'Cupéçúra' (Rio Cupissura), foi chantado próximo ao limite dos atuais municípios de Caaporã e Pedras de Fogo, ambos no Estado da Paraíba.

Citações:

(Nassau-Siegen; Dussen; Keullen - 1638), pg. 89-90:

"ITAMARACÁ

À Capitania de Pernambuco segue-se a de Itamaracá que, como fica dito, com ela se limita pelo Sul a meio-rio diante da pequena cidade Schkoppe, e nos Marcos, na altura de 7º 50', corre a linha diretamente ao ocidente; do lado do Norte extrema com a capitania da Paraíba, sendo a linha divisória assinalada por marcos de pedra fincados ao norte do Capissura, na altura de 7º 10', os quais em uma das faces tem gravado a palavra Itamaracá, e na outra a palavra Paraíba. ".


(Dussen, 1640), pg. 137:

"A Itamaracá segue-se a Capitania da Paraíba, da qual está separada por um marco de pedra situada a uma milha ao Norte de Copissura.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Os marcos (marco e linha limitrofes PARAIBA-ITAMARACA)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Os_marcos_(marco_e_linha_limitrofes_PARAIBA-ITAMARACA). Data de acesso: 31 de maio de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página