Ações

PROBLEMA II - Continuar uma linha reta sobre o terreno

De Atlas Digital da América Lusa

PROBLEMA II - Continuar uma linha reta sobre o terreno

Geometria

Continuar uma linha reta sobre o terreno

Este Problema se pratica ordinariamente, mandado por dois [29] ... meios piques, ou piques nas duas extremidades da linha, que a de ser continuada, e depois se manda por um terceiro pique para diante de sorte, que aplicando o olho ao primeiro pique, dirigindo o raio visual pelo segundo, lhe encubra o terceiro; e assim se pode ir continuando a linha quanto quiserem por meio de novos piques, tomando sempre os dois últimos alinhados para alinhar um terceiro, pratica que não tem dificuldade, nem erro sensível, se tomarem bem os alinhamentos, e se em lugar dos piques se servirem de varas bem direitas, bem delgadas, e desempenadas, ficará a operação muito mais ajustada; porque a grossura dos piques impede a justa direção do alinhamento : advirta-se que se não deve chegar o olho ao pique, mas se deve por em algumas distancias. [30] ... para melhor distinguir o alinhamento dos dois primeiros piques com o terceiro.

Muitas vezes sucede não se poder continuar no terreno uma linha reta, por se oferecer algum embaraço, ou obstáculo : como por exemplo se se meter de permeio um muro, um edifício, ou outra qualquer coisa : nesta caso nos serviremos da pratica seguinte.

Suponho que queremos continuar a linha AB, (figura terceira, estampa primeira) e nos embaraça a muralha CD : no ponto B próximo da muralha se faça o ângulo reto ABE pela linha BE, dando-lhe o comprimento voluntário até ver que desembaraça, e na linha AB se tomem a vontade dois pontos, como A, e F, e de E para os tais pontos se lancem as retas EA, [31] EF, e meçam-se estas linhas como também os ângulos BEF, e BEA, e do ponto E para parte oposta se façam os ângulos BEG, igual a BEF, e o ângulo BEH, igual ao ângulo BEA: tome-se a linha EG igual aEF, e a linha EH, igual a EA, e pelos pontos G, e H se continuará a linha reta AB, como se queria.
Figura Terceira

Maior dificuldade tem continuar uma linha curta sobre o papel, do que sobre o terreno, porque aplicando-se lhe a régua para se continuar, se alcança muito pouca porção da mesma régua, este desvia para um, ou outro lado da linha : para se poder continuar uma linha curta sobre o papel, dos extremos dessa linha se façam duas seções para um, e outro lado; e com abertura do compasso arbitraria dos dois pontos da seção, [32] ... se faça uma nova seção para a parte, para onde se quer continuar a linha curta, e por este ultimo ponto de seção há de passar a linha continuada : pratica é tão fácil, que não necessita de figura, nem de maior explicação.



Página Anterior Índice Página Seguinte



Ficha técnica da Fonte
Autor: Manuel de Azevedo Fortes
Data: 1722.
Referência: ..
Acervo: Biblioteca Nacional de Portugal.
Transcrição: Carlos Antonio Pereira de Carvalho.
link principal no BiblioAtlas: Tratado do modo o mais facil, e o mais exacto de fazer as cartas geograficas