Ações

PROBLEMA I - Desenhar uma perspectivas pela quadricula

De Atlas Digital da América Lusa

PROBLEMA I - Desenhar uma perspectivas pela quadricula

Geometria

Desenhar uma perspectivas pela quadricula.

A quadricula é uma grade, ou caixilho de madeira de [185] ... quatro palmos e meio de comprido, e três de largo, e feita em boa esquadria; os quatro lados furados com furos miúdos, e muito igualmente distantes uns de outros, para passar por eles vários fios, ficando uns horizontais, e outros perpendiculares; os quais fios formam um grande numero de quadrinhos perfeitos, e é tudo o que consta.

Para tomar a perspectiva de qualquer objeto se põem esta quadricula sobre um pé na altura, que parecer de sorte, que olhando por ele, se veja o objeto, que se quer tirar em perspectiva, e a palmo e meio de distancia de quadricula se suspenderá um circulo de papelão delgado, que pode ser preso a mesma quadricula por um arame grosso, e poderá ter meio palmo de diâmetro, e furado no meio com um [186] ... buraquinho, e se puder, de modo, que se possa por em diferentes situações, mas em uma mesma vista deve estar firme, e no mesmo lugar.

No papel, ou borrador, em que se quer tirar a perspectiva, se terá riscado com lápis uma quadricula de outros tantos quadradinhos, e olhando pelo buraco do papelão para os objetos, que aparecem cada um em seu quadrado, e sempre no mesmo lugar; porque o olho não pode mudar a respeito do buraquinho, em que se terminam todos os raios visuais; e assim se vão desenhando nos quadrados do papel, os objetos relativos aos da quadricula, e postos todos em seus lugares: as mais miudezas se podem aperfeiçoar a vista.

Os casos, em que me parece se deve usar da quadricula, são nas [187] ... configurações das costas marítimas, quando elas hão de servir aos navegantes, e que certos finais da terra, como de montes, arvores, etc., lhes devem servir de finais para reconhecerem a terra, em que estão, e nesses casos se devem tomar as perspectivas, ou representações, que fazem a vista com a maior exacção[SIC] possível, e com a mesma se devem transferir em limpo ao papel, e por nas costas marítimas completas.




Ficha técnica da Fonte
Autor: Manuel de Azevedo Fortes
Data: 1722.
Referência: ..
Acervo: Biblioteca Nacional de Portugal.
Transcrição: Carlos Antonio Pereira de Carvalho.
link principal no BiblioAtlas: Tratado do modo o mais facil, e o mais exacto de fazer as cartas geograficas