Ações

Pantomatra

De Atlas Digital da América Lusa

por Leon Azevedo
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


Mais conhecido como Pantometra ou Pantômetro, é um instrumento utilizado no feitio dos mapas históricos para medir ângulos na superfície. Se parece com um compasso, porém, ao invés de simples astes possui duas réguas com várias escalas. Tal como explica muito bem Navarro [1]: A pantometra é um aparato que têm a forma de um compasso com duas lâminas planas como pernas. Estas lâminas estão unidas entre si por uma bisagra que permite abrir-las ou fechar-las. Sobre cada lâmina estão gravadas várias escalas. As escalas são as mesmas nas duas pernas de uma mês face do compasso e estão dispostas simetricamente. Além disso, as linhas estão gravadas de tal forma que todas convergem ao eixo da bisagra.


Segundo a definição do dicionário de Rapahel Bluteau [2] pantômetro: Vem do Grego Pan, Pantos, que significa Tudo, & Metron, que quer dizer, Medida. É instrumento Geométrico, que consta de três pernas, dividos por graus, & que se movem sobre dois semicírculos, & com sua aproximação, ou distancia do outro forma todo o gênero de triângulos para as operações da Trigonometria. O P. Athansio Kircher foi o inventor deste admirável instrumento, & em um livro particular, que o P. Gaspar Schot compôs das utilidades dele, diz que serve para todo o gênero de medidas de quaisquer corpos regulares, & irregulares na Perspectiva, Scenographia, Icnographia, etc. Os Geômetras lhe chamam com o nome grego, Pantometrum, i Neut. (A investigação dos ditos ângulos ao semicírculo graduado, ou pantometra. Methodo Lusitan. pag. 338.)


Referências

  1. LOIDI, Juan Navarro. Actes de la II Jornada sobre la história de la ciência i l’ensenyament Antonio Quintana Marí. Barcelo, 2007.
  2. BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez & latino: aulico, anatomico, architectonico ... Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712 - 1728. 8 v.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Leon Azevedo
Como citar: AZEVEDO, Leon. "Pantomatra". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Pantomatra. Data de acesso: 13 de outubro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página