Ações

Pastos Bons

De Atlas Digital da América Lusa

Pastos Bons

Geometria Ponto

Histórico

Denominação Início Término
Pastos Bons
Populacao > Povoação
antes de 1770 1770
Pastos Bons
Populacao > Vila
1770 1808

A Vila de Pastos Bons proveio da expansão agropecuária que se deu pelo sertão maranhense, denominando-se, inicialmente, de pastos bons todo o sul da província.[1] A demanda de carne na região de Minas Gerais provocou a instalação de fazendas nessa região[2] a partir de 1730 e, na década seguinte, já estava fundado o povoado de Pastos Bons. Devido ao incremento do pastoreio mineiro e sulista, o sertão maranhense sofreu uma contração econômica, mas no ano de 1770 a povoação foi elevada a vila, sendo subjugada à jurisdição de Oeiras, no Piauí.[3]


Referências

  1. ROCHA, R. G. ; MOTA, Francisco Lima . A INSERÇÃO DA ECONOMIA MARANHENSE NO CENÁRIO NACIONAL - O DES(RE)ORDENAMENTO TERRITORIAL NO SUL DO MARANHÃO. In: XXI ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 2012, UBERLÂNDIA-MG. Territórios em Disputa: os desafios da Geografia Agrária nas contradições do desenvolvimento brasileiro, 2012.
  2. CABRAL, Maria do Socorro Coelho. Caminhos do Gado: conquista e ocupação do sul do Maranhão. 2 ed. – São Luís: EDUFMA, 2008.
  3. SANTOS . O sertão inventado: a percepção dos sertões maranhenses pelo olhar de Francisco de Paula Ribeiro. Diálogos Latinoamericanos, v. 19, p. 119-145, 2012.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Vinicius Maluly
Como citar: MALULY, Vinicius. "Pastos Bons". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Pastos_Bons. Data de acesso: 19 de dezembro de 2018.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página